Joãozinho

- Mamãe, tem refrigerante na geladeira? 
- Filho, não tem.
- Então vamos comprar, mãe? 
- Não, meu amor...  Mamãe comprou frutas para fazer sucos para você. - diz ela, passando a mão sobre a cabeça do menino.
Joãozinho faz biquinho, cruza seus braços, com ar de tristeza, e abaixa a cabeça.
A mãe se aproxima do filho, ainda mais, olha nos seus olhos e lhe diz: 
- João, nós precisamos conversar sobre um assunto muito importante.
João bate os pés no chão com rebeldia dizendo: - Você quer conversar, mas eu não quero! Por favor, compra refrigerante, mãe!
 Dona Alzira, como é chamada pela sua vizinhança, é uma mãe que sempre zelou pela saúde dos seus três filhos. João, seu filho caçula de oito anos de idade, nascera dez anos depois de Jeferson, que nascera após o sétimo aniversário de  Henrique, o filho que a tornou mãe pela primeira vez, aos desenvove anos de idade.
Para Dona Alzira, falta de paz é ver um filho doente, em casa ou em algum hospital.
- Joãozinho, a mamãe decidiu que, aqui em nossa casa, todos nós e, inclusive você, durante essa fase de risco por coronavirus, teremos para beber apenas água e sucos naturais.
Com a cabeça baixa, de modo como ouve sua mãe nesse momento, Joãozinho pergunta: - Os refrigerantes estão contaminados, mamãe? 
-  Não, meu filho. Beber ou comer certas coisas  não depende somente de gostar, mas também, do valor nutricional dos alimentos que se consome.
- Então eu vou ficar forte, muito forte tomando suco de laranja, mamãe? 
- Claro, filho... Sucos de laranja, caju, acerola, uva, limão e outros!  Além de fortalecer a sua saúde, meu amor, vão lhe dar bem mais energia às atividades escolares. 
- Obá!  E eu posso tomar com muito, muito gelo, mamãe! 
- Claro, filho!  Quantos cubinhos você desejar. De acordo, Joãozinho e sua mãe foram à cozinha fazer suco de maçã para o jantar. Em seguida a mãe sugere a Joãozinho que convide sua amiguinha, Ana Luiza, para jantarem juntos.
- Somente, a Ana, tá bem, filho?  

Áurea de Luz
Aurea de Luz
Enviado por Aurea de Luz em 16/03/2020
Reeditado em 16/03/2020
Código do texto: T6889585
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.