BERNARDO : O MENINO GENEROSO

Era um dia comum e Bernardo estava estudando em seu quarto quando seu pai o chamou para passear no parquinho que ficava perto de sua casa. O menino trocou de roupa e saiu com os pais.

Como de costume, Bernardo estava sorridente, radiante e brincava de bola na areia do parque.

Mas um fato deixou Bernardo pensativo e triste naquele dia. É que durante o passeio ele conheceu um garoto que tinha a mesma idade que ele e que trabalhava vendendo balas nas ruas. O menino Bernardo começou a questionar.

- Mamãe por que algumas pessoas têm tanto e outros não têm nada? Por que é que algumas crianças precisam trabalhar? E disse ainda:

- Mas papai, por que aquele menino não está estudando? Por que ele tem que trabalhar o dia todo? Criança não pode trabalhar mamãe. Criança precisa de carinho, escola, brincar e....

A mãe do menino o interrompe dizendo:

- Não sei meu filho, mas acho que ele faz isso para ajudar a família que deve ser muito pobre.

O menino estava vendendo balas no sinal de trânsito sozinho, sujo, usando sapatos velhos e com fome.

Bernardo ficou observando o garoto de longe. Dias depois, Bernardo saiu novamente para passear com seus pais. Foi então que sinal fechou e o pai de Bernardo parou o carro. O vendedor de balas se aproximou e ofereceu bombons para o pai do garoto.

Bernardo aproveitou e perguntou o nome do menino.

Gustavo. Meu nome é Gustavo. Disse o vendedor de balas.

O menino Bernardo pediu que Gustavo entrasse no carro que seu pai compraria todas as suas balas. Gustavo meio tímido e desconfiado disse:

- Não posso, estou trabalhando. Preciso vender todos os bombons para levar dinheiro para casa. Minha mãe tem que comprar comida para meus irmãos menores.

Bernardo insistiu e o garoto acabou aceitando. Entrou no carro e perguntou:

- Para onde estamos indo?

O menino respondeu:

- Vamos para o parque da cidade passear. Você já foi ao parque com seus pais?

Gustavo apenas sacudiu a cabeça. E o menino Bernardo logo entendeu a resposta.

Então, ele olhou para o garoto e falou:

- Não tenha medo. Vamos brincar e depois vamos levá-lo de volta para sua casa. Você aceita?

Gustavo sorriu e disse:

- Claro que sim. Você é um garoto bom. Ninguém nunca me convidou para um passeio.

No parque, eles soltaram pipa, observaram os pássaros, as árvores, correram e o mais importante: eles se divertiram.

Bernardo pagou um delicioso lanche para Gustavo.

O menino ficou boquiaberto diante de tantas comidas gostosas. Comeu à vontade e de boca cheia falou:

- Nunca comi tanto em toda minha vida.

Os dois garotos sorriram.

Mais tarde Gustavo disse a Bernardo que gostaria muito de ir à escola, estudar e ter uma profissão, mas não podia porque tinha que trabalhar vendendo as balas e os doces no sinal para poder ajudar sua mãe e seus dois irmãos menores.

Foi então que Bernardo perguntou:

- E o seu pai? O que ele faz? Por que não ajuda sua mãe?

Gustavo entre lágrimas respondeu:

- Ele morreu.

Morreu? Como? Perguntou Bernardo.

Sim, morreu. Ele estava muito doente e não tínhamos dinheiro para pagar um hospital particular, os remédios eram caros e ele acabou morrendo por falta de atendimento no hospital público da cidade.

Bernardo ficou muito triste e assustado com a situação do amiguinho.

Mais tarde, os pais de Bernardo avisam que já está na hora de voltar para casa. Eles vão até a casa de Gustavo e o deixam na porta.

Bernardo tira seus sapatos, camisa e dá para Gustavo junto com o dinheiro das balas que havia prometido. Eles se abraçam e Bernardo entra no carro e vai embora com seus pais.

No carro, Bernardo acena para Gustavo até não conseguir vê-lo mais.

Já em casa, o menino fica pensativo.

Uma semana depois Bernardo diz aos pais que gostaria de ajudar Gustavo e sua família.

Os pais de Bernardo ficam felizes com a postura do filho e decidem procurar a mãe do menino. Mas antes, Bernardo e seus pais foram até o sinal onde Gustavo trabalha, pegaram o garoto e o levaram para casa.

Lá, o pai de Bernardo conversa com dona Maria, mãe do menino, e oferece-lhe trabalho na sua rede de escolas e bolsa de estudos integral para Gustavo e os seus dois irmãos.

Dona Maria agradeceu ao pai de Bernardo que disse:

- Agradeça o Bernardo, pois esse foi um pedido dele. Meu filho é um menino generoso. Tem um bom coração e gosta de compartilhar suas coisas com as pessoas. Ele pediu também para ajudar no que for preciso para que Gustavo, a senhora e seus filhos nunca mais passem necessidade. Ele quer que o amigo seja uma criança feliz e que estude para ajudá-la quando crescer.

Dona Maria entre lágrimas e comovida com a ajuda de uma criança tão pequena mais uma vez agradeceu.

Enquanto isso...

Os meninos, Bernardo e Gustavo, brincam de bola em frente ao barraco em que Gustavo e sua família moram.

Hoje, dona Maria tem um emprego fixo e seus filhos estão na escola graças à generosidade do menino Bernardo que é um garoto bom e está sempre ajudando o seu próximo.

Todos os dias antes dormir a mãe de Gustavo ora pela vida e saúde dos seus filhos e da família do menino Bernardo. Pois, seus filhos nunca mais passaram fome ou tiveram que trabalhar.

Que tenhamos mais pessoas generosas e de bom coração como o garoto Bernardo que é abençoado por Deus por tamanho coração.

Generosidade é a virtude de quem compartilha por bondade. Um ato de generosidade deve ser feito de forma desinteressada, sem esperar nenhum retorno.

COLEÇÃO VALORES

Beatriz de Almeida
Enviado por Beatriz de Almeida em 23/04/2020
Reeditado em 23/04/2020
Código do texto: T6926311
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.