A ÁRVORE CHORONA

Naquela manhã havia silêncio enquanto uma brisa suave embalava as árvores da floresta, onde viviam: a cobra, a garça, o macaco, a lebre o tatu e a coruja, viviam tranquilamente; de repente algo chamou a atenção...Dona coruja como a mais sábia foi logo falando: -Eu ouvi soluços. Alguém está chorando.

O coelho que também é muito esperto foi aos pinotes verificar o que estava acontecendo, se aproximando perceberam que dona árvore estava chorando. Uma árvore chorando? Isso mesmo, mas o que estaria acontecendo com a pobre árvore? Dona coruja com cautela falou - Porque chora, o que está acontecendo com você? Ela em soluço respondeu: - Oh amiga coruja, se você soubesse o que está para acontecer aqui na floresta. Dona coruja preocupada pergunta: - O que está para acontecer aqui na floresta? - Aqui na floresta está prestes a acontecer algo muito ruim.

Nesse momento o coelho saltitava para lá e pra cá, tentando entrar na conversa, dizendo assustado: - O que mesmo está para acontecer aqui nessa floresta? Por favor nos diz se a gente está correndo algum perigo? Foi aí que a árvore tentando aos poucos se refazer da tristeza exclama: - Eu sonhei esta noite que irão destruir a nossa floresta.

A conversa ainda continuava... E lá vinha a dona cobra toda se rastejando muito feliz, mas logo percebeu que pela as caras que algo sério estava acontecendo. Se aproximou e com sorriso falou: Bom dia, bom dia. Todos estão reunidos. O que está acontecendo? Que reunião é esta da qual eu não fui informada? Dona coruja respondeu: -Você não foi informada porque a gente ouviu a árvore chorando e eu vim saber o que estava acontecendo e logo veio o coelho, todo curioso e você está chegando aqui tão feliz nem parece saber o que está ocorrendo.

A cobra levanta a cauda respondendo. -Eu não estou sabendo, claro que não. Mas o que é que está acontecendo mesmo porque a nossa amiga árvore estava chorando? A dona coruja responde: -Você não sabe? Ela sonhou que iam destruir a nossa floresta aí a razão dela está chorando.

Nesse momento farejando o chão, alegre se aproxima o tatu. Ao ouvir aquela conversa parou e depois chegou mais próximo, ele estava tão feliz naquele dia ensolarado que nem percebia que estava acontecendo uma situação séria. Dona coruja que continuava acariciando a árvore explicou: -Como eu sempre gosto de estar informando as pessoas e os animais dos últimos acontecimentos. Mas uma vez vou explicar: -Minha amiga sonhou que vão destruir a nossa floresta.

A garça que é muito, muito orgulhosa e altiva vai logo falando: - Qual o motivo pra tanto alvoroço? Da próxima vez que vocês realizarem uma reunião nessa floresta vocês não esqueçam de me convocar, sabem que eu faço parte né, sabem que eu sou importante nessa floresta.

Sem prestarem muita atenção na garça continuam conversando. Enquanto isto lá vem o macaco pulando de galho em galho, cantando uma canção de macaco. Percebendo aquele tanto de animais juntos, o cantor passou a ter uma cara assustada. Mesmo assim, se aproximou. Pensando consigo “essa reunião não foi planejada”. Ele tinha razão, as reuniões só aconteciam quando todos eram convidados, algum fato urgente tinha surgido.

Pulando no galho de outra árvore para ficar em frente da árvore chorona, pendurado pelo rabo ele fala: -Me deem uma boa razão para não me convocarem para essa reunião. Todos os animais respondem em coro: -Nem um de nós fomos convidados. Dona coruja levantou as asas, colocou os óculos e contou a história novamente. Nesse momento chega a lebre ofegante e fui logo falando: - O que está acontecendo aqui? Dona coruja contou o que aconteceu. A lebre solidária ficou ao lado da árvore e da coruja.

O macaco teve uma ideia; já que estavam reunidos aproveitaram para fazer uma festa. Ele tocava no seu violão, a graça cantava, a cobra dançava. Só a dona coruja e a lebre permaneciam ao lado da árvore fazendo a ela companhia. Os outros só queriam se divertir.

Moral da estória: Os verdadeiros amigos são aqueles que ficam do nosso lado, quando estamos tristes, ou sofrendo qualquer outro infortúnio.

ESCRITORA EDLEUZA RIBEIRO DOS SANTOS
Enviado por ESCRITORA EDLEUZA RIBEIRO DOS SANTOS em 23/10/2021
Reeditado em 23/01/2022
Código do texto: T7369931
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.