O homem do Pirulito Americano

 

 

Naquele tarde, de 22 de janeiro de 1993, um homem passava na rua Bom Jesus dos Passos, com tabuleiro colorido e cheio de doces. As crianças ficavam em suas portas, aguardando  o homem gritar, cantando sua música de todos os dias.

Os pirulitos no tabuleiro, tinham a forma de um cone e um palito, enrolado num papel azul, róseo, verde e branco com sabores variados.

 

-Pirulito americano, quem tem dente chupa cana, quem não tem come banana, Pirulito Americano. Tem pirulito de cereja, uva, pirulito de goiaba, tamarindo. Venha provar a criançada vai gostar.

 

Vendo a mãe na varanda, Ramon diz:

 

-Mãe, o homem do pirulito vai passando aí. Eu quero mãe.  Chama ele.

 

E o outro menino de nome Romulo Shallkytton também pede, suplicando: Sabe-se, no entanto, que eu nunca tive sorte para publicar minhas obras. E naquele mês, eu estava com o dinheiro para lançar minha primeira obra escrita em poesias e contos. Sem sorte nos livros, nasceu meu filho e como não havia publicado nenhuma obra, gastei o dinheiro com meu filho, e eu coloquei o meu nome artístico Shallkytton junto ao seu nome como minha melhor obra naquela época; Romulo Shallkytton.

 

-Compra mãe, pirulito pra nós. O homem está olhando pra nossa casa, ele vende fiado para receber depois. Vai mãe...

 

Lá vai passando, e a meninada na porta esperando ele gritar com sua melodia. A roupa era sempre a mesma de todos os dias, uma bermuda sem cor, um par de havaianas de cores diferentes e com remendos e uma camisa desbotada.

 

A criança conhecia seus horários, e à noite, passando com passos apresados, Romulo via o homem passar, e dizia.

 

-Mãe., agora que o homem do pirulito vai voltando com o tabuleiro vazio.

 

Calado, o homem caminhava para chegar rápido em sua casa. Sabe-se que muitas vezes, ele vendia fiado para as crianças sem qualquer cobrança e recebia de volta com agradecimentos.

 

Uma clientela certa todos os dias, e quando não passava nas ruas. A criançada perguntava no outro dia.

 

--Ei pirulito. Porque não passou ontem por aqui.

 

-Meu garoto, o homem do pirulito estava doente. Estou passando aqui. Pirulito americano, quem tem dente chupa cana, quem não tem come banana, Pirulito Americano. Tem pirulito de cereja, uva, pirulito de goiaba, tamarindo. Venha provar, a criançada vai gostar.

 

Em 1992, mudamos para a Rua Bom Jesus dos Passos, 351, no bairro Castelo Branco, de sorte, Romulo viu o homem do Pirulito passar na rua, e gritou para sua mãe comprar fiado.

 

 

ERASMO SHALLKYTTON
Enviado por ERASMO SHALLKYTTON em 15/09/2022
Reeditado em 15/09/2022
Código do texto: T7606698
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.