GALINHA ZEZÉ

Era muito aventureira até da escola foi expulsa, no terreiro nem podia demorar e todas as outras galinhas corriam das suas travessuras.

Uma certa tarde de um lindo Sol depois de dias chuvosos, Zezé resolveu ir passear no parque que ficava atrás do curral, colocou um chapéu com flores, vestiu seu melhor traje, amarrou uma fita na asa, calçou botas, pegou a sombrinha e saiu cantarolando pelos fundos do galinheiro.

Quando chegou foi outra decepção, todas as galinhas saíram apressadas deixando Zezé muito triste e acaba caindo no choro.

Eram tantas lágrimas que comoveu até o urubu que foi se aproximando dizendo:

-Não se lamente! você fez por merecer, só sabe fazer maldades, eu mesmo já fui vítima. Então se quer ter amigos tente mudar seu comportamento.

A galinha Zezé pensou, pensou enquanto o urubu se afastava.

Estava muito triste e não sabia o que fazer para ser amada por todos. Quando pousou bem pertinho dela um sabiá que lhe disse sem rodeios:

- Não adianta chorar nem arrancar as penas, precisa é sumir por alguns dias deixar que sintam a sua falta e voltar com mais sinceridade. Você é muito impulsiva e isso irrita todos a sua volta.

O sabiá bateu asas, a galinha ficou matutando com as suas ideias.

- O sabiá tá certo, vou passar um tempo na floresta e quando voltar estarei bem mudada e serei recebida como amiga. - Pensou a galinha em voz alta.

Assim seguiu para o seu novo endereço. Ao chegar na floresta encontrou com a coruja que foi logo das as boas-vindas.

- A floresta nessa região é tranquila, pode ficar perto da minha casa naquela árvore bem frondosa e poderá até brincar com os meus filhotes e assim vai aprender a ser bondosa.

Passaram alguns dias, ou talvez meses, Zezé estava tão feliz que nem contava as horas, nem as noites. Até que um dia a mamãe coruja avisou que os filhotes estavam prontos para seguirem as suas vidas bem longe das asas dos pais.

Então, Zezé sentiu que estava pronta para voltar. Bateu aquela saudade das outras galinhas as quais estava até desacostumando do convívio.

Mas precisava fazer algumas mudanças e para isso foi até o salão do gavião.

Ao sair de lá, olhou-se no espelho, ficou radiante com o que viu. Agora estava com um penteado bem arrepiado com suas penas pintadas e encaracoladas, usava óculos valorizando seu novo visual.

E agora que estava voltando, será que Zezé será reconhecida?

E como ela será recebida?

E será que vai se comportar a partir dessa nova experiência?

Vem nos contar.

Autora- Irá Rodrigues