A HISTÓRIA DE JUCA

Era uma vez num lugar muito pobre, vivia uma família formada pelo pai a mãe e um garoto sonhador, tão pobre que comiam Ouricuri para não morrerem de fome, a água era tirada de um barreiro e quando não chovia andavam léguas para buscarem ou morreriam de sede. Mesmo diante de tantas necessidades o menino frequentava uma escola que tinha na vila, distante léguas e léguas até chegar. E como um menino sonhador o Juca gostava de viajar nos contos de fadas e até se sentia um personagem em cada história que lia nos livrinhos emprestados pelos colegas. Certo dia voltando para casa o Juca achou um livro empoeirado na beira da estrada, com certeza havia caído da sacola de alguém que por ali passava. O livro era tão velho, mas para o menino era o maior tesouro que a vida poderia ter lhe dado.

Em cada leitura ele viajava naquela história e se sentia viajando num mundo encantado onde só existisse a felicidade, conheceu terras distantes, conheceu outras crianças onde poderiam brincar na floresta, subir em árvores, deitas ao entardecer para contar estrelas e quando despertava estava num castelo de sonhos, fadas e duendes que corriam e desciam as escadas dando gargalhadas.

Nesse mundo encantado, não existia pobreza e nem preconceito, sua cor ali não era avaliada por ser negro, o que fazia com que o menino lutasse para não despertar dos sonhos.

E assim Juca se entregava aos estudos, e por muitas vezes leu e releu aquele livro até que o tempo foi passando, Juca ficou adolescente se tornando um dos melhores alunos da escola e por isso ganhou uma bolsa para estudar na capital.

Entre medos e sonhos ele partiu para um mundo desconhecido, enfrentou preconceito, foi discriminado por muitos colegas de cor branca e posses, mas Juca estava determinado a vencer e com todas as dificuldades atravessou os piores desafios.

Hoje a maior lição que Juca deixa é que nunca desistam dos seus sonhos, mesmo que a sociedade lhe rejeita seus sonhos irão te levar para a realização. Juca se tornou o homem mais respeitado e admirado por todos.

Autoria Irá Rodrigues