RESPEITO ÀS DIFERENÇAS

Numa gruta, bem no alto de um penhasco, moravam famílias de lagartixas. Era o Reino dos Lagartixais. Todos viviam na mais perfeita harmonia. Uma das lagartixas colocou Deus ovinhos num lugar reservado, ali pretendia criar seus filhotes e formar uma nova família. Quando os bebês nasceram, a mamãe logo percebeu que um era bem diferente, não tinha a cauda e a cara era bem mais comprida e um pouco torta. Muito triste, a mamãe sabia que não deixariam seu filhote viver, assim ela apenas apresentou dois, depois voltou com o dos que havia apresentado, assim saberiam que ela tinha três filhos. Deixando o outro com defeitos num local seguro. Quando saia para passear, ela os agasalha bem, colocavam num carinho e assim não iriam desconfiar que estava escondendo alguma coisa. Os três foram crescendo, já estava difícil esconder o filho, os três irmãos eram unidos e gostavam de brincar entrando nas grutas, certo dia outras lagartixas pequenas viram e começaram a zombar.

- Olha como ela é feia, é sem rabo, a cara torta, parece um monstro.

Outra disse: É muito esquisita. Que medo?

Os três irmãos, ao ouvir aquelas piadas sem graça voltaram correndo para casa e nada falaram para a mamãe.

Um certo dia, a mamãe ouviu os filhotes comentando o que estavam falando. Muito triste e nervosa saiu para falar com as mães das tais lagartixas.

Ao saí às mamães chamaram os filhos .

- Que feio é o comportamento de vocês, agora vamos lá pedir desculpas, conhecem a palavra respeito e amizade? Gritou a lagartixa mais velha.

As três lagartixinhas gritaram aí mesmo tempo.

- Não vamos naquela casa! Lá mora um monstro.

Todas as mães olharam assombradas e pediram para que explicassem aquilo bem devagar. E assim, as lagartixinhas descreveram como era um dos três irmãos.

Sem nenhuma resposta as mamães partiram para conferir o que os filhos estavam dizendo. E começou a gritaria, exigiam que a mãe aparecesse com os três filhos juntos. O tumulto foi se formando, nenhuma lagartixa ficou sem aparecer, e todos gritavam: onde está o filho monstro, traga! Ele não pode conviver aqui em nosso reino.

A mamãe apareceu na porta com as lágrimas banhando seu rosto. Logo em seguida vinham os dois filhotes.

- Você tem três filhos. Traga o outro ou vamos entrar.

Era uma gritaria, a mamãe abraçada com os dois filhos que também choravam. Quando um disse:

- Nosso irmão é diferente sim. Mas isso não faz com que ele seja um monstro, é nosso irmão e somos amados pela nossa mãe, ele tem um bom coração. Não façam injustiça.

Diante daquela confusão, aparece uma lagartixa tão velha e enrugada, todos se viraram espantados. Era a patriarca daquele reino e depois que ficou velha se isolou em sua gruta, não saia e nem recebia ninguém.

- Parem! Ordenou a velha lagartixa. Agora prestem atenção, vou entrar e conhecer o outro filhote que vocês chamam de monstro. Não quero ouvir um cochicho.

A velha entrou, encontrou o filhote encolhidinho nun canto. Os dois conversaram muito. O tempo passava, a curiosidade de todos so aumentava,

A porta se abriu, a velha lagartixa trazendo o filhote em seus braços.

- Vejam! Ele nasceu diferente sim, mas isso não faz dele um monstro. Ele é igual a todos, tem sentimentos e por dentro dele bate um coração igual ao de todos.

Aprendam que devemos aprender a respeitar as diferenças. Quem aqui é a favor das injustiças levantem a mão e em seguida saiam do nosso reino. Todos baixaram as cabeças num verdadeiro silêncio.

Esse pobre filhote tem mãe e irmãos e de hoje em diante será o meu protegido.

Agora fora daqui. Vão cuidar das suas vidas.

Cada um é do jeito que o Criador criou e cada um com diferenças ou normais têm o direito de ter a vida que lhe foi dada, com direito de ir onde desejar .

E assim, a paz voltou a reinar, os irmãos voltaram a brincar com todas as outras lagartixinhas.

Moral da história: É nosso dever respeitar e aceitar as diferenças.

Autoria Irá Rodrigues.