A Chapeuzinho Laranja - uma historiazinha para a Campanha 18 e Maio

Era uma vez uma menina meiga, alegre e brincalhona, porém calada e tímida. Seu jeito encantava a todos na vizinhança, mesmo com seu jeito calado de ser...

O nome da menina era Maria Eugênia, e ela gostava tanto, mas tanto, um tantão bem grande assim Ó, de usar uma capa de chuva cor de laranja que o pessoal da vizinhança começou a chamá-la de Chapeuzinho Laranja.

Então, era dia e mais dia, e a Chapeuzinho Laranja estava sempre com sua capa de chuva: cor de laranja. E ela ia para a escola e ao parquinho da praça para brincar, sempre com a sua capa de chuva: cor de laranja.

Assim o tempo ia passando, passando e, bem num dia de chuva, aconteceu que a Chapeuzinho Laranja voltava da escola e ela começou a ouvir uma voz estranha que a chamava.

Ela olhou para ver se conhecia a pessoa, e para sua surpresa... era um homem que estava com um saquinho de doces e ficava oferecendo para a Chapeuzinho Laranja, dizendo para encontrar com ele num carro e que a levaria para casa.

E sabem o que foi que aconteceu?!

Nesta hora a mãe da chapeuzinho estava vindo se encontrar com ela no caminho e conseguiu impedir que o homem levasse a menina, pois ela já estava caminhando na direção do sujeito!

Aí, quando chegaram em casa, a mãe da Chapeuzinho Laranja conversou com ela, explicando sobre os perigos da rua e também de se dar atenção a pessoas estranhas e, principalmente, que não se deve aceitar coisas ou entrar em carro de desconhecidos.

Aqui fica o alerta para toda criança: escute os conselhos de quem cuida de você, seja seu pai, mãe, avó... e se por acaso alguém te chamar para ir a algum lugar, você deve primeiro falar com seu responsável, pois é para sua segurança e proteção.

---------

Uma ideia escrita em 30/04/2024, para utilização nas atividades lúdicas em tempos da Campanha 18 de Maio, sendo inicialmente uma proposta de trabalho para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Rio Quartel, Município de Linhares-ES.