POEMAS PARA UM AMOR IMPOSSÍVEL


Naqueles versos, Rosinha esvaía-se pela tinta da caneta para abandonar a merencória vida de prostituta que levava. Empertigava os seus sentidos para um amor idílico e platônico: o policial militar que fizera uma batida na vila mimosa e salvara Rosinha de um espancamento do cafetão Jesualdo, que alugava o quarto. Rosinha atrasara os alugueres para cobrir as despesas com sua filha que sofria de ataques epiléticos e morava com a avó em Rio das Pedras.

Maurício, o policial amado platonicamente por Rosinha, estando à paisana no domingo, resolveu, a convite de sua esposa, freqüentar o culto pentecostal de uma igreja nova que se instalara na comunidade. Foi quando presenciou um fato inusitado: O Pastor, depois de sua pregação, dirigindo-se a um estranho que acabara de entrar, pronunciou gritos e sussurros, clamando em alta voz:

“-Afasta satanás desse corpo! Sai demônio, em nome de Jesus! Eu te ordeno!”.

Em seguida o pastor grita novamente no ouvido e dá um leve toque na cabeça desse homem estranho que, com os braços para trás, voz rouca e palavras incompreensíveis, manifesto do diabo em seu corpo, atende à ordem do pastor e despenca ao chão. Porém, antes que caísse, Maurício que estava próximo presenciando aquela horrível cena, num ato reflexo e oportuno, segurou a cabeça do homem, que com a queda certamente bateria com ela sobre um ferro pontiagudo que se encontrava no batente do altar. Quando o homem retornou a si e sabendo do gesto heróico daquele que lhe salvara a vida, intentou dirigir-se a ele para agradecê-lo.

Mas eis o infortúnio desse infeliz momento. O homem que estava possesso e que fora salvo era Jesualdo, o cafetão, que reconhecera em Maurício o policial que outrora o prendera na vila mimosa. A gratidão sucumbiu à cólera, de cuja sanha Jesualdo não pode controlar. Ali mesmo, sacou da arma branca que trazia à algibeira e desferiu o contundente e profundo golpe fatal na ilharga de Maurício. O demônio, de todo, não havia sido exorcizado pelo pastor.

Rosinha, que tempos depois soube do fato, nada lhe restou a não ser manter-se fiel às pagas do cafetão, resignando-se à única alternativa: escrever poemas de saudades, para um amor impossível.


Brasília, 16.11.2008
Roberto Dourado
Enviado por Roberto Dourado em 16/11/2008
Reeditado em 17/11/2008
Código do texto: T1287137
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.