Beiçola/ com áudio

Beiçola era um negro retinto, simpático, amigo de todos,

nascido dentro de um circo mambembe; o qual abandonou aos vinte e cinco anos para se dedicar integralmente ao vício da bebida.

Bebia todos os dias de sua vida até cair em alguma calçada próxima à padaria Santa Branca, onde levava a sua vida, e, onde fizera amigos que lhe pagavam -quando desprevenido de grana- os goles que necessitava para que o seu corpo não entrasse em colapso total...

Aos quarenta e cinco anos, fazia pequenos bicos como recolher a lenha da padaria; sumir com pequenos entulhos de algumas reformas irregulares feitas pelos vizinhos, dando-lhe um mínimo de dinheiro para um sanduíche reforçado, e, para suas pingas, que o levava de volta para aquele mundo volátil e inconsciente dos alcoolizados.

Ver uma pessoa entregue totalmente ao vício; praticamente sem vínculos familiares, sem casa, solto pelo mundo como se fosse de outro planeta, isento de ambições e de sonhos, e principalmente, caminhando a passos largos rumo à morte; fazia-me pensar sobre o sentido da vida. Tirando o vício do álcool -que era seu único e grande apego- havia se livrado de todos os outros, fazendo dele -de certa forma- mais livre do que muitos homens respeitáveis e possuidores de uma conta bancária sólida e recheada; não fosse o desastre físico, social, e, provavelmente afetivo, ao qual se entregara.

Impossível -para a maioria das pessoas- entrar numa vida como aquela, mas, vê-la, tomando conta de outro ser que nos é próximo provocam arrepios em nosso ser, sugerem pensamentos e sentimentos inexplicáveis sobre o mundo em que vivemos; sobre a vida e seus mistérios, sobre as escolhas que fazemos e porque as fazemos, mas, sobretudo, sobre as diferenças que existem entre os seres humanos... Diferenças na chegada à vida, durante a vida e na despedida.

Beiçola foi embora aos quarenta e seis anos, encharcado de álcool, deixando em seu lugar o mesmo vazio que ele representara em sua vida...

Aimberê Engel Macedo
Enviado por Aimberê Engel Macedo em 10/05/2009
Reeditado em 11/05/2009
Código do texto: T1585990
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.