Férias de julho

A manhã começara com uma bronca do chefe.Era a segunda vez que se atrasava em apenas duas semanas.O patrão foi categórico ao afirmar que se o fato se repetisse uma única vez no mês seguinte, ele seria sumariamente desligado da empresa.
 
As horas custaram a passar naquele dia.Era o seu primeiro emprego com carteira assinada, aos dezenove anos de idade.Teria de cercar-se de maiores cuidados para evitar uma possível demissão.

No final do expediente, caminhando sobre o Viaduto do Chá, um moleque entregou-lhe um panfleto: motos parceladas em até sessenta meses.Enfiou o papel no bolso da calça e se espremeu dentro de um ônibus tão cheio quanto o que o havia levado ao trabalho.
 
Depois de jantar, a mãe o surpreendeu com o papel nas mãos estudando o financiamento:
 
-Moto não, filho.Um perigo! Motoristas não respeitam motociclistas.- disse-lhe com voz lúgubre.
 
Comprou-a. Não saía de casa sem capacete e não abusava da velocidade.Tampouco dirigia após consumir uma gota de cerveja.Um rapaz cuidadoso, o que deixava a mãe um pouco menos angustiada.
 
Era mês de julho.Meninos em férias escolares enchiam os céus de cores com suas pipas serpenteando no ar.O rapaz olhou os papéis de seda voando e antes de subir na moto pensou como as crianças tinham pressa de ser feliz: “Sete horas da manhã e esses piralhinhos já na rua". O dia começava-lhe coloridamente lindo.
 
Trafegava em sua moto a caminho do trabalho. A linha com cerol estava pendurada em uma árvore junto com a pipa.O vento forte soprou e a linha ficou quase ereta atingindo o pescoço dele. Adenor chegou a ser levado para o hospital por policiais militares, mas faleceu ainda na viatura.
 
No escritório, o chefe olhou para o relógio.Caminhou até o RH e pediu para prepararem os papéis da demissão do jovem funcionário impontual.

Mais tarde, perto da hora do almoço, o gerente apanha o telefone para saber do empregado ausente.Contudo, antes, liga para a sua própria casa.Uma criança lhe atende:

 - E aí, filhão? Já cortou quantas pipas com o cerol que o papai lhe preparou?

 


(Maria Fernandes Shu – 22 de junho de 2009)





 
Este texto faz parte do Exercício Criativo "Meses".Saiba mais, conheça outros textos acessando:

http://encantodasletras.50webs.com/meses.htm
Maria SHU
Enviado por Maria SHU em 22/06/2009
Código do texto: T1661354
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.