UM PEQUENO CONTO

Bom dia, 2008!!! Se houver neste conto algum erro da nova ortografia, cuja vigência começa hoje, perdoem-me os leitores. Que Deus nos dê a todos a graça de viver mais este ano bem e feliz – se pudermos sê-lo – em paz com a nossa consciência e com os nossos mais secretos pensamentos. Sim, porque os pensamentos nos são, muitas vezes, motivo de escândalo. E o escândalo sempre é pecaminoso, apresente-se ele na forma de pensamentos secretos nossos ou se torne evidente para os que nos cercam.

Dois jovens amigos amiúde se encontravam na saída da faculdade, embora não frequentassem o mesmo curso. Um era bom moço, mas de hábitos libertinos, e pouco interessado em perguntar-se se era certo ou errado tudo o que decorria do seu modo de ser e de viver. O outro – moço estudioso e ordeiro, o quanto lhe permitia ser a jovem geração deste século – gostava de encontrar-se com seu amigo. A ele pertencia o dom da fala mansa e dos pensamentos corretos. Sentia-se como que um anjo protetor do amigo, tentando conter-lhe um pouco os maus impulsos instintivos, em cujas tentativas, às vezes, era ouvido. Estava, naquele dia, inquieto, nervoso e, até, um pouco raivoso, esse seu amigo.

– Tive vontade de matar o Pedro. É amigo demais da minha garota, para o meu gosto.

– Não diga isso! Tu te sentes bem desejando a morte do teu colega?

– Não o mato porque quero terminar a faculdade sem ir para a cadeia.

– Quer dizer que não cometes o crime com medo da lei dos homens. E Deus?

– Estou quite com Ele – eu não matei – portanto, não infringi suas leis.

– Leso engano! Perante as Leis de Deus, só a intenção já é um crime. Agora vejamos: para desejares a morte do Pedro, forçosamente o tens que odiar secretamente – mais um crime. E por odiares, és exclusivista – não admites que a Chris tenha seus próprios amigos e queres que seja escrava dos teus desejos – mais um. E por isso não amas, nem a garota nem teu próximo, muito menos quem consideras teu inimigo, porque amar é doação. Outro crime contra a lei de Deus. Por não amares teu próximo, deixas de praticar a caridade. Mais um. A caridade não existe onde existe o orgulho. Mais outro. O orgulho vem da falta de humildade. Mais um crime contra Deus. E assim poderíamos enumerar uma centena deles que, para Ele, estão claros e evidentes, mesmo que ignores a Sua presença, pois que não o vês com os olhos terrenos. Mas, a todos eles, Deus lhe concede o perdão se o pedires em verdade e fé. Caro amigo, concede-te o tempo para refletir um pouco sobre isso e verás que o bicho não é tão feio quanto aparenta ser.

O petulante amigo ouviu tudo em silêncio, prometeu pensar, e ambos entraram em seus carros, dirigindo-se para seus lares.

Afonso Martini
Enviado por Afonso Martini em 27/09/2009
Reeditado em 15/10/2009
Código do texto: T1834145
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.