A Montanha

A Montanha

- É verdade que você come pessoas? – perguntou o repórter.

- Sim – respondeu a Montanha – mas veja bem, não há nada de impessoal nisso.

- ?

- Ou talvez... – ponderou a Montanha – quer dizer, como porque eu tenho fome. Mas já refreei meu estômago quando julguei que aquela pessoa, em especifico, deveria ser poupada. Preciso me aprimorar nessa questão.

O repórter estava suando. Com um principio de gaguejo ele retoma:

- Como as pessoas chegam até você?

- Oh, eu funciono mais na base da atração do que na promoção. As pessoas nem percebem que se aproximaram de mim...É engraçado, mas, quer saber, tem funcionado.

O repórter olhou para os lados, antes de indagar:

- Você acredita em reencarnação?

- Toda montanha acredita em alguma coisa. Faz parte da nossa natureza. Pode perguntar por aí.

- Mas nem toda montanha come pessoas – volveu o repórter, enxugando o rosto com um lenço amarfanhado.

- Come sim. Elas só não dizem. Todas elas...Hipócritas, isso é o que elas são. Você está aqui hoje por causa da minha sinceridade, não é?

- Exato – volveu ele de imediato – você...hã...tem prazer nisso?

- Foi como eu disse – respondeu a Montanha – tenho muita fome. O clima também anda estranho. Já comi famílias inteiras e já comi apenas um animalzinho de estimação...Às vezes acho que tenho mais prazer em poupar os descuidados. Entro, como dizer, numa espécie de jejum. E penso, puxa, aquele descuidado está salvo. Passeou por aqui e eu o poupei. Mas aí vem a fome, então tenho de fazer um baita esforço pra me controlar. Agora, por exemplo, estou fazendo um esforço tremendo. Se arrependimento matasse... Se eu não tivesse aberto o bico, tsk, você estaria tirando fotografias ou rolando na grama. Mas não estaria falando comigo, certo?

- Certo – confirmou o repórter, enfiando o lenço no bolso – e as almas?

- O que tem as almas? – exclamou a Montanha – não faço nada com as almas. Às vezes uma ou outra fica zanzando por aqui, mas acabamos entrando num acordo.

- E...- tornou o repórter – hâ...você mastiga as pessoas, ou engole?

- Cara, você deve ser novo no ramo, não é possível... – disse a Montanha – pense um pouco, que graça teria se eu engolisse as pessoas? Hã?

- Uehh...sim – prosseguiu ele – e, o que você mais gosta de fazer, além de comer pessoas?

- Gosto de ficar em silêncio – respondeu a Montanha.

Bernard Gontier
Enviado por Bernard Gontier em 16/10/2009
Reeditado em 18/02/2013
Código do texto: T1868967
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.