Na estrada da quinta do unha de gato

O menino tinha os olhos fixos nele, era como se a cada instante esperace o novo, o derrepente...

já era por volta do meio dia , de um dia de muito calor, as cigarras nas arvores faziam um barulho entristecedor, a terra vermelha cobria-lhe os pés, o suor o rosto. A caminhada era longa, a fome ,a sede, o cansaço, o degosto; mas, tinha que ser assim, mãos no bolso pés na estrada. mais um pouco e avista uma casa, os pés cançados dirigem-se apressados; será que tem alguém aqui? quem moraria aqui? e tentou imaginar a pessoa que poderia encontrar... lugar nenhum este, é como se vivesse sem desejos, só e o mundo...

o senhor sorriu-lhe cordialmente

- boa tarde!

-boa tarde, respondeu.

-de onde vem retirante? perguntou-lhe, o homem sem desejos.(pois na suas reflexões, imaginara, alquém que morasse tão longe de tudo não pretendia nada na vida).

-venho da quinta do unha de gato, do seu Raimundo, estou voltando pra casa, você não tem um copo d'agua , por favor?

-entre.

e a conversa ocorreu sem maiores surpresa, por toda daquela tarde.

a cada gesto do velho homem ele esparava algo de inrruptor, de anacronismo, como esperando que do nada surgisse algo de diferente, e mantinha os olhos fixos nele. o tempo real e o tempo que está dentro da gente, engraçado! pensou, e já não sabia mas que hora seria aquela, mas concerteza já esperavam por ele, e seguio, ao entardecer a tristeza é mais insuportável naquelas bandas, o jeito é fugir, lugar imaginário, longe de tudo, das dores, do mundo de si. e seguiu seu caminho, pensando longe consigo, ainda olhou pra trás e viu a velha casinha, coberta de palha, algumas cabras no terreiro e o cachorro que dormia embaixo da goiabeira no terreiro da casa. e pensando agradeceu a água, acolhida e a conversa e sequiu passos lentos, pés na estrada.

-hei! gritou seu irmão mas novo, quando chegava já próximo de sua casa.

-por que demorou?. perguntou-lhe

- vim caminhado devagar. e o pai, já chegou?

-chegou mas saiu, foi pro velório.

- que velório?

- o do seu joão da lua, morreu hoje de manhã.

- quem é este seu joão da...

-da lua, é um senhor que morava numa casinha coberta de palha, lá na curva do riacho do ouro, na estrada que vai pra quinta do unha de gato..

enfim a surpresa!

-

Célio Juliano Trindade
Enviado por Célio Juliano Trindade em 17/07/2006
Código do texto: T196167