C H A R A D A

CHARADA

(mini conto)

Numa roda de amigos falava-se de literatura. Um poeta saiu-se com esta:

– Dias atrás folhei um “caderninho” singular. Só o título já era uma gracinha – “Buscando Entender”. Era um diminuto livrinho que versava sobre crenças e não crenças.

– Dependendo de como foi enfocado o assunto pode ser bem interessante esse “caderninho”, como você acaba de denominá-lo, disse um dos amigos.

– O que mais me chamou a atenção foi que, em determinada página, no alto dela o título – VER. Só havia uma linha naquela página. Nem linha era – um risco horizontal, bem no meio. No começo à esquerda, lia-se: DEUS e, na extrema direita estava escrito EU.

– Só isso? Que estranho! Entendeu alguma coisa? Para mim é uma charada.

– Fiquei uma noite inteira tentando decifrá-la e nada. Passei então a observar em seu todo o diminuto livrinho, e veio-me a luz que faltava. O título, sim, o título que me deu a ideia – “Buscando Entender”. Deus não precisa queimar pestanas para entender o seu humano, pois é seu criador e tudo sabe sobre ele. Somos nós, suas criaturas, que, com uso do livre arbítrio, constantemente nos desviamos da razão. E, quando a reencontramos, passamos a olhar para dentro desse ser humano material tentando entender-lhe o espírito, em busca de nós mesmos. Essa, sim, é a charada. Só depois que conseguimos entender a nós mesmos, veremos que o espírito está sempre buscando entender melhor seu Criador em toda sua plenitude. E é só depois desse entendimento que constata que o corpo é uma máquina acionada pelo espírito que admitiremos a existência de DEUS.

Afonso Martini
Enviado por Afonso Martini em 27/03/2010
Reeditado em 29/03/2010
Código do texto: T2161770
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.