O Serrote

Eustáquio era conhecido por ser um "serrote" daqueles.

Era do tipo que fumava a marca "Simidão", só tinha algum problema nos olhos se alguém aparecesse com colírio e bebia socialmente( ele bebia e o sócio pagava).Os colegas já estavam cansados de irem pro bar, beberem e próximo de pagarem de conta, o Eustáquio dar um jeitinho de ir em embora.Resolveram que da próxima vez seria diferente.

Combinaram:

- Desta vez vamos fazê-lo pagar pelo menos cinco cervejas.

Quando estiver perto de pagar conta vamos logo falar quantas são por conta dele.E assim foi. Foram pro bar, beberam muitas,comeram um tira-gosto, que normalmente era pedido por Eustáquio, que sempre dizia: Beber sem comer num pode gente. Vamos pedir alguma coisa pra enganar as tripas virgens.E ria sozinho. Ninguém achava graça em pagar o engasga gato pro "Serrote".

Aproximando a hora de irem embora, Eustáquio levantou-se para ir ao banheiro, já na intenção de não mais retornar à mesa. Quando saiu, os amigos já acostumados com aquele método resolveram:

-Vamos passar vergonha no "Serrote". A hora que ele sair do banheiro agente fala bem alto quantas são por conta dele.

Eustáquio saiu do banheiro com cara de satisfação e com sorriso maroto. Não se aproximou da mesa. Só falou bem alto:

Gente, já estou indo. Depois nos encontramos gente boa!

O amigo lá na mesa então gritou:

-Peraí Eustáquio. Volta aqui rapaz.Tem cinco cervejas que são suas!

Eustáquio responde:

-Cinco cervejas minhas é? Deixa elas pra amanhã. Hoje já bebi demais. Mas obrigado assim mesmo.Retirou-se rindo e pensando:Serrote sim, burro não!

F Cerqueira
Enviado por F Cerqueira em 30/08/2006
Código do texto: T228895