O PESO DE UMA PENA

O peso de uma pena

Uma caravana de Beduínos de tempo em tempo cruzava o deserto árabe, deslocavam-se com frequencia de região para região para praticar o comércio e o pastoreio. Três comerciantes preparavam-se para mais uma de suas viagens com destino à Tabuk, uma cidade rodeada por montanhas dos montes Uwairedh. Cuidadosamente, começaram a organizar os utensílios que iam levar para a viagem: tendas, baús, barro, vasilhas, enfim, tudo o que fosse necessário para a jornada, onde as mercadorias seriam comercializadas.

Kaled, o nômade mais velho, procurou juntar apenas o necessário, envolvendo cada apetrecho com cordéis trançados para que não houvesse risco que despencassem pelo caminho. Amarrarrou-os em uma das corcovas de seu camelo.

Cada um possuía o seu, os três com a mesma idade e tamanho, já estavam prontos para atravessar o deserto sem que tomassem um gole de água sequer.

Fakhir, mais novo que Kaled, arrumou os utensílios amontoados, apesar de carregar mais coisas que Kaled, tentou equilibrar tudo de modo que não desprendesse, porém ficou preocupado com o peso que seu camelo ia carregar. Mesmo assim, arrumou tudo e ficou esperando a hora de partir. Já Labib, o mais novo dos três, despejou muita coisa em seu camelo e não tomou o menor cuidado com seus utensílios. Tudo estava entulhado e com certeza, havia muitas coisas desnecessárias, que não lhe serveria para nada. Já quase na hora de iniciar a caminhada, Kaled e Fakhir olharam surpresos para o camelo de Labib. Foi então que Kaled falou: _ Este camelo está pesado demais, não aguentará a empreitada... Desse jeito, acabará ficando pelo caminho. Não há necessidade em colocar tanta coisa sobre ele. É capaz de arriar até se um grão de areia cair sobre ele! Então Labib respondeu com afronto: _ Engano seu, caro Kaled... Esse camelo aguenta tudo isso e muito mais! Ele tão forte que aguentaria mais 20 kg de barro em cima dele. Sem dar ouvidos à seus companheiros, os três seguiram rumo à Tabuk, numa longa e exaustiva viagem. Todos seguiam bem, até que uma pena de ganso começou a pairar no ar. Ninguém deu pelo acontecido, pois era quase imperceptível notar-se a presença de uma pena no meio do deserto.

De repente, a pena girou e caiu em cima do camelo de Alib que imediatamente o fez despencar. Os outros dois, pararam e desceram para ver o que tinha acontecido e Alib surpreso disse: _ Ahla! O que será que houve? O que é isso? Uma pena de ganso!? Não acredito que o meu grande camelo foi derrubado por uma pena de ganso!

Então os dois companheiros disseram: _ Ha ha, Viu grande mestre Alib, disse que o camelo suportaria qualquer coisa... e arriou com uma pena... Agora só existe um jeito de fazê-lo andar: Despeje nele somente o que ele aguenta carregar. Se colocar coisas demais, ele arriará novamente. Então Alib retirou a metade das coisas que carregava e colocou no camelo somente o necessário para dar continuidade a viagem. E junto com ele, foi a pena, como lição que nunca podemos pensar que podemos realmente suportar tudo, nem os outros podem, pois até com o peso de uma pena, tudo pode desmoronar numa fração de segundo.

Cristal Castro
Enviado por Cristal Castro em 10/01/2012
Reeditado em 10/01/2012
Código do texto: T3432888
Classificação de conteúdo: seguro