Sacristão New Age (on Radio)

Sacristão New Age (on Radio)





Eram cerca de 18:50 quando saiu o último devoto. Sexta-feira. O sacristão já estava na calçada conversando com Amadeu, dono do estacionamento próximo, quando o padre saiu ligeiro, indo realizar uma celebração na Vila Cruzeiro.

- Agora sim, calmaria - ruminou o sacristão, trancando tudo por dentro e se dirigindo para a salinha nos fundos da paróquia. Certificou-se mais uma vez da tranquilidade ao redor, respirou fundo, ligou o rádio e começou:

- Caríssimos....aqui vai mais um boletim do mês. Vocês estão me ouvindo?

- Estamos - disse uma voz, do outro lado.

- Ok - fez o sacristão, limpando a garganta - então vamos lá... Durante os próximos 30 dias, vamos usar as nossas palavras de modo a falar apenas bem dos outros. Se mencionarmos alguém numa conversa, vamos encontrar algo de bom para dizer ou escolher não dizer nada. Sexta passada foi dia de S. João Batista e, pelo que pude apurar, também foi dia de Bezerra de Menezes. Ou teria sido um dia antes? Bom, só pra lembrar que Bezerra não era fraco não. Sabem o que ele dizia: "O médico verdadeiro não tem o direito de acabar a refeição, de escolher a hora, de inquirir se é longe ou perto. O que não atende por estar com visitas, por ter trabalhado muito e achar-se fatigado, ou por ser alta noite, mau o caminho ou tempo, ficar longe, ou no morro; o que sobretudo pede um carro a quem não tem como pagar a receita, ou diz a quem chora à porta que procure outro – esse não é médico, é negociante de Medicina, que trabalha para recolher capital e juros dos gastos da formatura ".

- As palavras.... - ele fez uma pausa - estão me ouvindo?

- Estamos - respondeu a voz.

- Ok, as palavras são poderosas ferramentas. Pode-se usá-las para elevar, enriquecer, alimentar, ou pode-se usá-las para destruir. Ah, já está à disposição, na internet, o texto histórico que conta o encontro e S. Francisco com S. Antônio. Sim, eles foram amigos, quem diria. Francisco, como todos sabem, teve uma encarnação como Pitágoras. Não se esqueçam que até alguns anos atrás ele foi o chohan do Segundo Raio, o amarelo-dourado, que significa sabedoria. E S. Antônio, que eu julgava ser o Mestre Paulo, o Veneziano, bem eu estava enganado. Mestre Paulo foi durante muito tempo o chohan do Terceiro Raio - o do amor. Trata-se do raio rosa, saibam. Bem, lá em cima também existem esquemas evolutivos, e por uma razão que agora me escapa, Mestre Paulo foi substituído por Mestra Rowena. Ah, agora sim eu tenho uma grande novidade. Vertentes dizem que quem apareceu em Lourdes, na França, não foi Nossa Senhora e sim Mestra Rowena. Vocês estão me ouvindo?

- Estamos - respondeu a voz.

- Ok - tornou o sacristão - Tem sido dito que existem anjos que escrevem as palavras que usamos no dia a dia... Ah, esperem, deixem-me lhes contar essa: vocês sabiam que a população que mais acredita em anjos é a norte-americana? Pois é, saiu numa pesquisa. Já na Venezuela eles estão querendo instalar uma oração equivalente ao Pai Nosso, substituindo a palavra (e o sentido) "Pai" por Chavez.... Não me admira que as coisas por lá andem... estranhas. É para as pessoas rezarem: Chavez Nosso que estais no céu... Infelizmente isso não consiste anedota e é tão verídico como uma igreja que fizeram pro Maradona lá na terra dele.... São muito desastrosas essas confusões. Enfim, voltando ao assunto inicial, todas as nossas palavras tem uma medida para o lado positivo ou negativo, e pouco se sabe da quantidade de bem que podemos trazer para nós ao ensejar este pequeno exercício. Diga apenas coisas boas e elas voltarão para você. Vocês estão ouvindo?


(Imagem: Francis Danby - Pôr do sol no Mar depois de uma tempestade,  1824)
 
Bernard Gontier
Enviado por Bernard Gontier em 04/09/2014
Reeditado em 03/04/2021
Código do texto: T4949611
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.