"O PAI, O HOMEM E O MUNDO"

Era domingo, era dia do Advogado, era dia dos pais.

O trabalho, trazido do escritório, exigia-lhe atenção para o cumprimento de prazo para a segunda-feira seguinte.

Seu filho pequeno, alheio às atribulações do pai, cobrava-lhe um fiapo da mesma atenção, que raramente lhe era dedicada com exclusividade.

E naquele dia, especial dos pais, clamava pela dedicação paterna chamando-o para “jogar bola” nos fundos do quintal, de sua ampla e confortável casa.

- Um momentinho filho, estou terminando aqui, mais 15 minutos e já vamos...

Mas, diante de tanta insistência e de sua preocupação com a obrigação profissional, o Pai improvisou uma ocupação ao filho...

De uma revista antiga, com a tesoura, recortou em pedaços pequenos e irregulares a figura de um mapa mundi com complexos detalhes, entregando-os ao filho...

- Filhão!, enquanto você monta esse quebra-cabeças o papai termina o serviço, daí vamos jogar bola lá fora...

Em menos de 5 minutos o filho retornou, com o quebra-cabeças “aparentemente” montado, mas o pai, atribuindo a rapidez ao acaso, embaralhou as minúsculas pecinhas e instigou o filho a repetir a “façanha”...

Agora, mais rapidamente ainda, o filho retornou, com o “quebra-cabeças” perfeita e inteiramente montado, surpreendendo o atarefado pai:

- Nossa filho!, como consegue montar tudo, tão rápido assim?

- É fácil, pai... do outro lado da figura tem o desenho de um homem...

BASTA ORGANIZAR O HOMEM, QUE SE CONSERTA O MUNDO...

(*) Inspirado no poema “Le Monde” (afixado no “mural da poesia” do hotel Quartier Latin, de Paris) cuja autoria desconhecemos.

Lobo da Madrugada
Enviado por Lobo da Madrugada em 11/08/2007
Código do texto: T603320
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.