ESTEREÓTIPOS DO ROMANCE

-“Falamos de livro ou falamos de mulher?”

-“Podemos falar de ambas as coisas.”

-“Ou serão ambos os seres? Sim, pois os livros, quando de bom conteúdo, “encorpados”, além de terem vida, podem arrastar tal e qual furacões.”

-”Acredito que esta conversa não se completa, se não acrescentarmos um bom vinho. Encorpado...”

-”Isto, Mulheres, vinhos e livros. A todos os três, o tempo acrescenta qualidades, sabor e, digamos assim, um certo “volume”, que permitem uma assinatura, singular para cada caso. É claro que, desde já, abominamos excessos.”

-”Ainda, todos os três merecem ser saboreados, melhor dizendo, vividos. Mergulhar nos três. Fundamental. Ir ao fundo, ler as entrelinhas, decifrar as notas dos aromas até que se veja a borra no final da garrafa. Jamais beber em um gole só."

-"Nunca, sob nenhuma circunstância. Reler. Sorver, delicadamente. Elogiar os detalhes. Ler o rótulo, decifrar o olhar.”

-”Ler a orelha e elogiar o brinco. Tirar a rolha com delicadeza, jamais com sede. Permitir-se aquela sensação de embriaguês e leveza que, cada qual a seu modo, os três sabem produzir."

-"Passear pela alma."

-”Tudo isso lembra cinema...”

-”Mas o cinema é o resultado da mistura de livro, mulher e vinho...”