JONA'S BROTHERS

Tal qual o profeta Jonas e sua objeção, (que julgava justíssima) ao desistir da vida quando uma lagarta obstinada e faminta num instante devorou a naturalmente efêmera plantazinha cujas folhas lhe aplacavam a quentura naquele ambiente inóspito em que se encontrava,nosso personagem também já desejara a morte.Se alguém lhe perguntasse se era justa sua postulaçao,como Jonas,a resposta seria mesma:sim,é justa.Qual seu critério,Jonas? Quantas dezenas de milhares de pessoas há na grande Nínive,que não distinguem entre sua mão direita e esquerda? Ao enviar-te como arauto para lhes avisar para que se arrependessem de seus caminhos tortos ou lhes sobreviria total destruição você foi em outra direção e só depois cumpriu aquilo que lhe ordenei.Você se pretendeu mais importante do que todos eles? E agora,mais: pediste a morte por uma simples plantinha ter chegado ao fim sob a necessidade premente de uma lagartazinha saciar sua fome? Tudo foi criado por causa de todos vós,sem distinção,e até que se arrependam, todos sois ninivitas.Nem o mundo inteiro vale o preço de uma só alma.Como Jonas,que obedecendo, apregoou sobre o risco iminente que corria a cidade de Nínive,precisou aprender ainda outro tanto sobre o verdadeiro amor, nosso personagem que também fazia sua pregação,apenas que de si para si,precisou ir mais longe e refletir sobre sua nunca antes imaginada cegueira ao ouvir tais palavras. E sobre o que realmente significa a piedade. Nos é forçoso fazer o que é nossa obrigação,ante o que é de nosso gosto.Mais,não agir por agir mas com discernimento e não do alto de um pedestal,mas com humildade. Nínive inteira se arrependeu e foi salva.Nosso pseudo-Jonas,como o profeta, também precisou aprender mais esta lição.Só a verdade liberta.De uma mesma fonte não pode fluir água potável e nociva.Não é possível jurar amor a humanidade e detestar seu semelhante.Muito embora sejamos peregrinos nesta terra,aguardando a pátria celestial,ainda que se afirme crer assim,ao desejarmos a morte,por egoísmo ou a dos nossos inimigos,por pretensão e ausência de compaixão não estaremos vivendo norteados pelo amor,mas atestando em quão grande trevas estamos imersos e como anda enferma nossa fé,ainda que nos pretendamos tão mais importantes do que nossos semelhantes.