A pequena flor!

Em um belo e longínquo jardim...

Uma pequena flor ruminava silenciosamente: ''O amor ainda existe!''...

Assim como orvalho numa manhã radiante e plena,

Atulhada de maestria!

Sentia-se inundada de puro amor. E numa volúpia só, esbravejou: ''O amor é a fonte das bem-aventuranças!''...

- Ah, pequena flor! Tu és a mais piega de todas as flores! Disse o majestoso jardim, acrescentando:

- Como podes acreditar em tais falácias? Não percebes a crueldade das pessoas? Elas são perversas. Ardilosas para fazer o que é mal. Seus corações são como rochas impenetráveis, capazes de liberar toxinas que corroem até a alma. Seu imo é repleto de ódio, vingança, segredos sombrios, e o desejo de possuírem sempre mais, nunca estão longe deles. Olhe só para você, pequena flor! São poucos os que admiram de forma genuína a tua beleza. Pouquíssimos aqueles que te dão o devido valor. Aqueles cujo os corações são despretensiosos... Esses não existem mais! Arrancam você de forma bruta e sem piedade! Retiram as suas pequenas raízes... Aproveitam-se por um instante do teu perfume e formosura e depois a descartam. É isso que você chama de AMOR? É por isso que você está se rejubilando esta manhã?

Houve um silêncio em todo o jardim! A pequena flor, levantando as suas pétalas e fincando suas raízes mais firmemente no chão, num tom gracioso respondeu:

- Majestoso jardim, sinto-me mais lépida do nunca! Sabe, tu tens toda a razão quando dizes que as pessoas podem ser cruéis! Mas não posso ser complacente com o senhor em tudo. Apesar das coisas ruins, meu peito arde por acreditar no amor mais e mais. A beleza verdadeira mora dentro do meu ser! Aquele que arranca as minhas pétalas e retira-me da minha própria essência, nunca irá conhecer-me profundamente. Sou a pureza, a inocência, a graça e o amor. Não vou deixar de acreditar! Não vou deleitar-me num mar de tristezas por saber que muitos irão querer apenas o meu perfume e a minha beleza, outros irão ter-me nas mãos mas não saberão me valorizar... No entanto, por onde eu passar, irei plantar sementes de amor e esperança. Isso que faz um jardim florescer! Isso que aquece o meu coração nos dias sombrios.

Naquele instante, nenhuma palavra foi ouvida. Todos ficaram embevecidos com o discurso da pequena flor. O majestoso jardim então rompeu o silêncio e falou:

- Por isso és especial, minha pequenina! Teu coração é um lar acolhedor e ao mesmo tempo uma fortaleza! Desejo que tu permaneças assim, independentemente dos dias de chuva ou sol. Das mãos que te afagam e daquelas que te maltratam... Dos olhos que ficam fascinados pela tua beleza e dos corações que só descontam em ti a maldade. És a flor mais reluzente desse jardim! Nunca deixe nada e nem ninguém apagar esse brilho que há em ti.