REISADOS

Fui espectadora de muitas festas folclóricas no povoado Santo Antônio, entre elas os reisados que apresentados pelo o primo Lolóia, Joãozim Moreira, Luís Puluca, Caré e outros.

Os caretas personificados de reis usavam vestes nobres enfeitadas com fitas e diversos penduricalhos - uma mistura da cultura oriental com exóticas nuanças nordestinas: roupas multicores, chapéu de couro com barbicacho, espelhos e estrelas...

A equipe composta por sanfoneiro, boi-de-reis, burrinha, jaraguá, véa do fogo e lobisomem, apresentava-se em muitas casas numa mesma noite e era seguida por grande multidão de espectadores.

Os caretas dançarinos sapateavam, cantavam e dançavam sempre ao redor e elogiando em versos, muitas vezes improvisados, os donos da casa, que lhes retribuíam com uma pequena remuneração. Previamente combinado, os anfitriões mantinham a casa fechada e só depois da louvação abriam-lhes a porta.

“Ô de casa, ô de fora!

Ô de dentro, nobre gente!

Ô de dentro, nobre gente!

Vem receber os Santos Reis,

Da parte do Oriente,

Da parte do Oriente!”

“Senhor me dê licença,

Licença queira-me dar, ô

Licença queira-me dar

Que hoje é chegado o dia

De nós tocar, brincar, ô

De nós tocar e dançar”.

“A senhora dona da casa

É fulô de laranjeira, ô

É fulô de laranjeira

Quando se pega embalança

E quando embalança cheira, ô

E quando embalança cheira”.

“A Senhorita Neomísia

Da casa é a flor primeira, ô

Da casa é a flor primeira

É botão de Cravo e Rosa

É fulô de laranjeira, ô

É fulô de laranjeira”.

Impossível falar de Reisado sem lembrar a figura folclórica de meu primo Mariano Inácio de Loyola, o “Lolóia”, cujo nome de registro na verdade, era Mariano Inácio da Silva. Humorista, dotado de muitos dons artísticos, “Lolóia” interpretava vários papéis com muita espontaneidade e arte que, de modo que, com a participação dele, o espetáculo ficava mais engraçado. Os Reisados aconteciam no início do mês de dezembro e se prolongavam até seis de janeiro, dia de Santos Reis.

LIMA,Adalbeto; SOUSA,Neomíisa. Saga dos Marianos