Manha ensolarada o céu azulado, dia linda, os pássaros. faziam seus ninhos entra as folhagem das arvores em pleno outono, enquanto as flores desabrochava anunciando uma
Aproximação da nova estação.
Um garoto cabelos negros como a noite,, olhos grande negros
Moreno claro, deveria ter mais ou menos uns 5 anos, sentado
no banco jardim da pracinha da rua que morava..
As mariposas rodeavam as lâmpadas das luminárias colorida.
Das lojas da localidade, o dia estava nublado.
As abelhas sobrevoavam as flores colhendo o naktar para a fabricação do mel, parecia uma trama diabólica, de vez em
quanto voavam sobre a cabeça do garotão, mas ele não pré
sentia. E nem prestava atenção as criaturas que voavam em sua volta. Pois estava rindo das travessuras de um ratão.
Que cambaleada de um lado para outro, girando de uma perna só. Parecendo palhaço de circo mambembe.
O rato era grande, tão grande que parecia mais um mico de circo pois tinha a cara de bobo, estava bêbado, vestia roupas espalhafatosas com desenhos animados estampado na camisa vermelha, sapatos verdes bico azulado, calca vermelha azul e
branca e amarela, com enfeites prateados e pompom verde no
bom bom e nos cabeça um bocado de mis angras coloridas, os
cabelos transados com transas africanas uma camiseta tipo bata com um desenho diferente Um leão com uma coroa cor ouro com legenda dom ratão o super rato, o gostoso da Itinga
um barrio da cidade de Lauro Freitas na Bahia.
. O garotão estava encabulado, ´perguntando a si mesmo .Como é que pode? Eu conheço super homem, um Super rato
Para mim e novidade ainda usando um leão como prova de sua valentia e se dizendo gostoso estar tudo mudado. Nesta cidade.
.Esta acontecendo cada uma nesta terra, eu não bebo, deve ser
Miragem ou assombração.
O garoto bonachão continuou por algum momento de cabeça baixa, de repente suspende a vista. O que acontece?
Ver o ratão cambaleado bêbado que só uma cabra.
Passou a mão nos olhos, levantou-se mirou bem a personagem
Deu um salto para traz e perguntou?
-quem é voce?
-O ratão com a cara de poucos amigos, respondeu em um tom
Grosseiro.
-E de sua conta pilantrinha.
O menino ficou assuntado e disse:
-Dr. Ratão o que estar acontecendo. O sr. estar doente.
- não respondeu estou bem, não sou doutor eu sou um rei!... respondeu o ratão.
-rei...retrucou o menino.
_sim, olhe para mim.
O menino olhou, não viu nada de importante que indicasse o ratão como rei, apenas a estampa da camisa e disse:
-nunca vi rei bêbado, rei tem que der bom exemplo, e o sr. Não estar dando e riu.
O ratão se zangou com a galhofada do menino e falou alto de bom tom:
Não estou bêbado, estou comemorando o aniversario do meu filho que tem sua idade. Deu uma gargalhada e falou menino se respeite, rei seja o que for merece respeito.
-Ora essa falou o garoto como eu posso lhe respeitar se voce estar procedendo mal, o Sr. é rei de quer e do que.
-O ratão falou seu pai é o rei da sua casa não é,
O menino respondeu e.
O ratão disse sua mãe é rainha na sua casa.
O menino respondeu é
O menino riu e ironizou, que rato maluco, se diz rei. Procedendo deste jeito. E por cima comemora aniversario de filhos e vem querer ensinar o que é educação a mim, qual a
Moral que ele tem, para me chamar atenção.
O mundo estar virado, como nas estórias contam que bichos falam. Não duvido mais nada.
- O ratão zangado, falou: vamos parar de brincadeiras, city
Atrevido. Moleque desajuntado, não lhe conheço, não sei seu nome nem sei onde voce mora, não sei porque lhe der atenção.
- o garoto fico assustado, perguntou: como é seu nome.
-O que quer menino, perguntou o ratão.
Esta querendo camaradagem comigo. Meu nome é rato belo o gostosão da praça, moro em uma mansão em Itapoá.
Em um loteamento bem pertinho da praia- tenho mulher e filhos lindíssimo, gosto muito de seres humanos.
Principalmente de crianças da sua idade.
- O menino sorrindo disse: seu nome é bonito e gostei de voce.
O rato belo fez um oito com o corpo, se mirou e disse:pensei pensei que voce estava gozando com minha cara. Com é seu nome.
O menino respondeu é Leonardo mais mim chamam de leu. Moro aqui no bar rio de extinga, tenho uma mana chamada Julia ela e muita traquina.
-O ratão parou pensou e disse:
- Já lhe conheço. Voce seu pai e seus tio, ficam no largo do caranguejo assistindo o samba, e eu fico em baixo do banco olhando para vocês e não recebo nenhuma atenção. Voce é como os outros não gosta de rato.?
Leonardo riu, riu...e respondeu gosto sim, voce que não gosta de meninos pois falam por ai que voce transmite doenças.
-Ratão deu um pulo e disse, pare lá seu menino, se não gostasse não estaria brincando com voce, quem provoca doença, são os ratos de esgoto, rato vagabundo, mal caráter, assim certos meninos teimosos mal criados. Quando eles chegam vem aqui prego pecas neles: belisco o pé, passo correndo derrubo eles, corro atrás deles.
Os dois riram muito, se embalaram no chão. Pararam de rir.
O ratão pegou no ombro do menino e disse, vamos lá em casa.
Leonardo ficou surpreso e respondeu.
Não posso, sair muito cedo, ainda não era dia, vim passear não avisei a meus pais. Eles estão preocupados comigo.
Ratão respondeu voce volta logo. Somos amigos depois eu lhe levo ate a sua casa.
Leonardo refletiu, balançou a cabeça e acompanhou o ratão contando uma canção: eu vou, eu vou.
Eu vou devagarinho
Eu vou para casa do ratinho
Eu vou, eu vou
Com muito carinho
Eu vou
Comer queijinho e bolinhos
Eu vou.
-lá se vão os dois abraçados caminhando pulando pelo loteamento a dentro até chegar perto da casa do ratão.
Apareceu uma ratazana três ratinhos bem bonitinhos .
-ratão disse: É o menino mais bonito de extinga, meu grande amigo.
A ratazana perguntou porque esse contentamento todo?
Leonardo respondeu é o dia do meu aniversario.
-Dona ratazana disse entre convidei alguns amigos vamos festejar juntos com o do meu filho.
Saíram todos juntos a cantar:quando chagaram em casa ouviram uma canção
bem tradicional parabéns para voce/nesta data querida etc.
Leonardo tomou um susto, estava lá todos os bichos do bar rio e os garotos também, era incrível, marcaram presença:o gato corisco, a lagartixa sinhá, os pássaros, as borboletas, as galinhas, o galo carijó, o gavião guloso, o sapo frajola, vaga lumes, louva-deus até o cachorrinho dele que roubaram, quem não gostou muito foi Carolina, estava querendo comer demais.
Ai o ratão falou: te coloco para fora da festa, quer deixar os outros com fome, pois não gosto de meninas come lona, foi por isso que não chamei, Julia.
A menina de Alexandre sim era obedecente.
Meninos educados entra em qualquer lugar.
- a festa estava deliciosa, tinha frutas, bolos, cocadinhas. Amendoim coberto, refrigerantes de tudo um pouco.
Deu meia noite, Leonardo sentiu sono, O ratão colocou Leonardo na cama dele com seus filhos
De repente> Leonardo, escuta uma voz conhecida chamando pelo seu nome, onde estar voce menino
- Leonardo respondeu o tia, estou na cama do ratão.
-Onde é a casa do ratão
Perguntou Valdelinda
Respondeu Leonardo no loteamento, Valdelinda aproximou-se colocou a mão na cabeça do menino para ver se estava com febre.
Estava dormindo, balançou o menino, -voce esta tendo um pesadelo.
Leonardo respondeu.
Sonhei que estava na casa do ratão que mim colocou na cama.
Linda disse, quem colocou voce na cama foi sua mãe.
Leonardo respondeu, eu estava lá sim, aqui o pedaço de bolo abriu a mão e mostrou.
A tia riu e respondeu, meu filho ontem foi seu aniversario, não se lembra./

F I M
 
Sgil
Enviado por Sgil em 24/06/2008
Reeditado em 11/07/2016
Código do texto: T1049591
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.