Ídolo

Era fim de semana. Maria estava empolgada: como era hábito,a prima vinha da capital passar o fim de semana,à casa dos avós paternos.

Maria tinha sete anos. A mãe e o padrasto eram uns simples operários.

Ana, menina bonita e muito mimada, tinha nove anos,era neta dum grande empresário da aldeia.As duas primitas encontravam-se na casa da avó da Ana, que era irmã da avó da Maria.

Avó da Maria era viúva e vivia com a irmã,pois o marido desta tinha viajado para Moçambique em negócios.

Maria tinha que andar uma hora de caminho a pé, para ir ter com a prima.

Levava sempre a melhor fatiota que possuia, normalmente roupa que a prima lhe dava, depois de não a querer mais.

Naquele dia levava o casaco de malha vestido, para esconder uma nódoa negra que

tinha no braço, que a mãe lhe tinha feito.

Maria tinha dado a fruta às amigas,que ainda eram mais pobres do que ela.

Em casa da tia,ansiosa,ela contava os minutos que faltavam para a prima chegar.

Maria desejava ser como a prima,Ana: bonita, inteligente, tocar piano, ler os livros

de histórias,e ter muitos brinquedos.

Ela tinha apenas uma boneca de trapos, que lhe fora dada pela avó, a sua confidente.

Para Maria, a prima era o seu maior ídolo!

Ana chegou e foi recebida de braços abertos e começou logo

a organizar o fim de semana das duas.

Maria pensou que era mais um fim de semana que não teria tempo para ensinar a prima o seu jogo que tinha aprendido na escola.

A avó da Ana deu-lhe uma tablete de chocolate, sabia que era a gulodice preferida da neta.Ana comia o chocolate com o maior prazer, esquecendo que a Maria

olhava para ela com os olhitos esfomeados a pedir também um bocadinho.

Altiva,Maria pensava para com ela: não lhe peço nada,mas quando eu tiver um

chocolate não lhe darei nada.

Maria não resistiu e pediu-lhe um bocadinho, a prima deu-lho de má vontade.

Na semana seguinte as primas brincavam, quando o tio de Maria apareceu e lhe deu uma enorme caixa de pequenos chocolates.

__ Ana disse para a prima!

Abre depressa a caixa, não sejas mole

Mal abriu a caixa,os olhos da Maria brilharam: tinha muitos chocolates embrulhados em pratas coloridas.Orgulhosa, sentou-se e começou a dividir os chocolates por partes iguais.

Gulosa, Ana começou logo a comê-los, enquanto Maria olhava para a prima toda embevecida e feliz!

Isa Castro
Enviado por Isa Castro em 05/02/2006
Código do texto: T108226