O catador de papelão ( PARTE ll )

Continua...

Para ele, aquela vida miserável teria que ter um fim. Ele não se conformava, mas tinha que admitir que ele era o único culpado por estar ali e que teria que conviver com os ratos e ser o mais esperto deles para tirar o que de melhor o lixo oferecia. Foi então, que passou a madrugar, e dali tirar todo o seu sustento, não se importou em comer restos de alimentos e vestir-se do que encontrava para economizar cada centavo do que seria vendido como recicláveis.

Ali ele aprendeu como enfrentar as dificuldades e a valorizar o ser humano e a vida depois de presenciar pessoas frágeis e debilitadas sofrerem e até mesmo morrerem por diversas doenças, muitas delas infecto-contagiosas.

Para ele, era o fim do mundo vê-los assim, dividindo os alimentos e o espaço com ratos e urubus... Isso lhe tirava o chão! Contudo, manteve-se firme e seguia o seu propósito à risca. Toda vez que ia para a cidade, distribuía cartas nas casas por onde passava, conscientizando as donas de casa a separar o lixo por categoria onde os plásticos, vidros, papeis e metais deveriam ser separados dos resíduos de alimentos e que os guardassem, pois ele passaria quinzenalmente para retirá-los.

Com o passar do tempo, ele comprou uma velha perua Kombi para colher e transportar o material. Quando finalmente começou a ganhar um pouco mais, ele passou a comprar dos colegas do aterro tudo o que eles juntavam de recicláveis.

Logo ele conheceu Ezequiel um mestre em cálculos, Antonio um sujeito mandão e organizado e José, o melhor motorista e guia do mundo. Todos jovens, inteligentes e ambiciosos. Foi então que se uniram e transformaram o trabalho individual em um mutirão organizado. Uniformizando o pessoal com aventais, botas de borrachas, luvas e mascaras, para evitar as contaminações. As crianças foram expressamente proibidas de trabalharem; para elas, fora construído um grande abrigo a alguns metros do aterro onde se protegeriam das chuvas e do sol forte.

Os quatros rapazes trabalharam dia e noite até trocarem a velha Kombi por um caminhão Ford. João sempre cuidando das vendas, José das entregas, Ezequiel da contabilidade e o Antonio do pessoal.

...Continua