A Lenda do Judeu Errante

"O que conduz o mundo

é o espírito e não a

inteligência".

(Saint Exupéry)

Conta-se que quando Nosso Senhor , ia levando a cruz para o Calvário, deteve-se um momento para descansar , à porta de um sapateiro que o não deixou parar ,dizendo :

_ "Segue ! Segue! Não descansarás aqui".

E Nosso Senhor tomou outra vez a cruz e disse :

_ "Vou para onde descanse, mas terás que caminhar até que eu volte"

E assim o sapateiro se tornou o Judeu Errante , que não poderá nunca descansar enquanto Nosso Senhor não voltar à terra no Dia do Juízo.

O sinal de uma cruz encarnada apareceu-lhe na testa , e deixando a mulher e os filhos seguiu Nosso Senhor até o Calvário ; depois saiu de Jerusalém e começou a sua longa e estranha peregrinação.

Seguiu, seguiu sempre, este velho alto, descalço, com o cabelo caído sobre os ombros e uma faixa negra em torno da testa para esconder o sinal da cruz encarnada, símbolo da maldição eterna.

E caminha , caminha sempre com o mesmo passo largo, por montanhas e através de desertos e por todas as estradas longas e brancas no mundo. Uns momentos de descanso lhe são por vezes permitidos. Se acontece, por exemplo, passar por uma igreja cristã, na manhã de domingo, quando vai começar a missa, pode entrar e ouvir o semão.

Conta-se que, em 1505, um tecelão da Boêmia chamado Kobot, estava tentando descobrir um tesouro escondido pelo avô no palácio real. E quando andava cavando aqui e alí, ao acaso e sem resultado, passou o Judeu Errante.

_ "Teu avô estava enterrando o tesouro a última vez que poe aqui passei" , disse o Judeu Errante, "e, se bem me lembro, enterrava-o alí no pé daquele muro".

Kobot imediatamente cavou ao pé do muro e lá encontrou o tesouro que tanto ambicionava. Mas antes de poder agradecer ao Judeu Errante, o estranho peregrino já tinha desaparecido da sua vista.

E nunca mais o encontrou.

Obs: Este relato continua...pois falta ainda eu falar das ponderações existentes sobre a lenda...há continuação...