MORREU ONDE?

MORREU ONDE?

Meroveu é um nome pouco usado, porque ninguém sabe de onde veio ou o que significa, mas as veses alguém tem a idéia de presentear um filho com essa denominação fora do comum, de criança a adulto o infeliz carrega essa desgraça em forma de nome, porque se o pai deu o filho tem que carregar sem outra opção e sem reclamar.

Apesar do nome estranho aquele rapaz era bem simpático e bastante apreciado pelas moças de Águas Claras; bonito ele não era e sua inteligência também não era muita, mas tinha uma qualidade insuperável: era rico e o dinheiro cobria todas as deficiências, estudar ele tentou em vários e dispendiosos colégios da capital do estado, mas jamais conseguiu se diplomar.

Ao completar trinta anos Meroveu desistiu dos estudos, voltou para sua cidade e foi ser fazendeiro, colocou um bom administrador e passou a procurar uma moça para se casar, encontrou varias e escolheu a jovem e bela Anita, o casamento foi o mais festejado do ano, o casal foi morar em uma linda casa no centro da cidade de Águas Claras e parecia estar tudo bem.

Depois de algum tempo tudo mudou, Meroveu sem nada para fazer passou a se divertir fora de casa, no principio Anita se deu por ofendida e brigou com o infiel marido por varias vezes, mas quando ele ameaçou sair de casa ela se calou porque tinha muito a perder financeiramente, como não tinha filhos seria prejudicada com certeza.

Depois de algum tempo naquela vida de farras, ele arranjou uma amante fixa e passou a ser fiel a ela, mas filhos ela também não conseguiu ter provando assim que o estéril era ele; ela era viúva e tinha uma filha do falecido marido de quem ele passou a cuidar como um pai extremoso, mas para manter as aparências ele só visitava a amante a noite.

A cidade toda sabia do arranjo, mas fingia não saber para poupar a legitima esposa, os anos foram passando e Meroveu continuava com sua vida dupla; com a idade sua saúde foi se deteriorando, mas ele não desistia de suas visitas noturnas a sua querida Dininha, mas certa noite seu coração não agüentou e ele enfartou na cama da mulher.

Muito assustada Dininha pediu socorro ao vizinho Zé Taquara e ele achou melhor que Meroveu fosse morrer perto da esposa para evitar um escândalo maior; Taquara usava uma enorme capa espanhola e com ela enrolou o falecido que colocou no banco de passageiro de seu carro, e o levou para a casa da esposa legitima.

Anita aceitou a situação, colocou o marido na cama e mandou chamar o medico que atestou a morte repentina; os parentes e amigos foram avisados já dia claro e durante o velório todos comentavam que felizmente ele estava na cama certa na hora da morte, mas o que causou espanto foi que a recente viúva não derramou uma só lagrima pelo falecido marido.

Passado o sufoco, Taquara que prometera se calar e para isso fora muito bem pago, começou a ter uma vontade desesperada de comentar o lúgubre assunto, mas preso pelo bom dinheiro que recebera agüentou calado por quase um ano, mas de repente ele ganhou um premio da loteria federal, procurou Anita devolveu o dinheiro do silencio e contou a escabrosa historia para a cidade toda; foi um escândalo e um fato triste se transformou na piada do ano.

Maria Aparecida Felicori{Vó Fia}

Texto registrado no EDA

Vó Fia
Enviado por Vó Fia em 20/09/2008
Código do texto: T1187958
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.