Os olhos...

Marco Antonio voltava uma vez mais para casa... “Boca da noite” como se dizia no interior... Assim os sertanejos identificavam a hora entre o fim do dia e o começo da noite...

No ônibus olhava todos aqueles rostos dominados pela expressão de cansaço... Homens e mulheres sem distinção, unidos pelo cansaço e pela pobreza... Outra característica de todos eram os olhos... Sem brilho, sem alma... Bóias-frias...

Sacolejando imerso na estrada poeirenta o ônibus chegou até a vila...

- “Té” manhã, Antonho...

- “Té” manhã, Seo Diolino...

O barraco de Marco Antonio é perto e logo vê que está iluminado pelo lampião a querosene... Olha nos olhos de das Dores e constata... Sem brilho... O filho caçula chora sem roupa num cercadinho imitação de berço forrado com papelão. Os outros devem estar pra chegar depois de mais um dia catando lixo no Aterro...

Do fogão à lenha sobe uma fumaça, a única a ter cheiro de alguma coisa. Dentro do caldeirão um caldo onde bóiam uns pedaços de mandioca com feijão numa água turva e sem sal...

- Antonho, eu “vô” mais a Cida do Zé do Prego na Capela “reza” com o Pregador. “Ocê” se banhe e dê janta “prus” menino. Eu num vô cume, come tu que “trabaiô” nesse calor e deve de ta “cuma” fome de cão...

Marco Antonio sabia que ela não iria comer porque a comida não dava para todos e o bebê ganharia um prato de mingau da mulher que atendia a Capela e talvez até um resto da janta dela...

- “das Dor”, eu só “vô dexa ocê í pruquê” a “cumida” aqui ta rala, mas vê se “isquece” Deus... Ele num olha pra “nóis”, num sabe que “nóis” existe... Num demore... Se “incontrá” o Tico e o Durval diga que venham num pisco...

* * * * * * * * * * * * * * * * *

Domingo, dia feito para o rico ter desculpa para fazer o bem, isso se não tiver que descansar...

Marco Antonio sentado no banco tosco vê das Dores voltando com Cida da reza... Ao lado delas caminha vergado sob o peso de um embrulho, um mulato forte, apoiado numa bengala, vestindo um terno que lhe deve ter sido dado, pois é um manequim maior e está surrado um bocado... Usa também óculos de lentes grossas e escuras...

- “Dia Seo Moço!”

- Antonho, esse é o Seo Joel, o Pregador. Ele “qué falá” com tu...”

- Seo Antonio, eu vim lhe cadastrar num projeto privado de distribuição de cestas básicas. Essa aqui é a primeira. Todo mês vem uma se os meninos, seus filhos, tiverem presença na escola.

- Num acredito! Assim sem nada de troca?

- É... Só preciso dos documentos do senhor e das crianças...

- “Vô” apanha, mas nunca “sube” que alguém sem barganha “óie” por “nóis” nesse fim de mundo...

O Pregador sorri, limpa o suor da testa com um lenço amarrotado e pega os documentos das mãos de Marco Antonio... Após anotar tudo lentamente numa ficha, se senta ao lado de Marco Antonio...

- Sabe Seo Antonio, eu era como o senhor... Não acreditava nos homens... Nem em Deus... Eu já fui muito mais miserável que o senhor... Não sei quem foram meus pais, minha cama sempre foi o chão e o teto não me lembro dele... Comi muito tempo na vida da bondade de uns poucos... Tudo nessa vida pra mim foi mais difícil e sabe por quê? Porque eu achava como o senhor que nem Deus olhava por mim, mas o senhor me viu chegando, caminhando com a ajuda de uma bengala, escrevi o nome do senhor e de seus filhos e só consigo isso porque Deus olha por mim...

E tirando os óculos diante de um Marco Antonio espantado diz:

- Eu sou só um pobre cego por quem Deus olha...

Sandro La Luna
Enviado por Sandro La Luna em 08/10/2008
Reeditado em 04/11/2013
Código do texto: T1217494
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.