O Aniversário do Saci

NARRADOR: Naquele dia a mata estava em festa, era o aniversário do saci, o moleque travesso, que a noite passada havia aprontado na fazenda do Sr. Afonso... Amarrou o rabo do cavalo, tocou fogo na casa das galinhas e derrubou das árvores todas as frutas maduras e talvez por isso, ainda, em pleno meio dia, ainda estivesse dormindo. Mas isso foi o suficiente para os seus amigos, Visagem, Boitatá, Mula-Sem Cabeça e sua prima, a Cuca, resolverem pregar-lhe uma peça..

VISAGEM: hei meninas sabem que dia é hoje?

MULA SEM CABEÇA: não, não sabemos...

CUCA: ora sua bobona!É o aniversário do meu querido primo, o Saci.

Não é criançada?...Quem sabe dizer ai quando o Saci faz aniversário?

BOI-TA-TÁ: que tal lhe fazer uma surpresa?...

MULA-SEM CABEÇA: é, é isso ai!

CUCA: É gente vocês não acham também que o Saci, meu querido primo, merece uma homenagem?!...

BOI-TA-TÁ: e de presente a gente poderia lhe dar... Um Cachimbo e um macaquinho novo! Não, não! Um macaquinho! Ah! Já sei uma Carapuça, afinal a dele está muito cacaraquenta.

TODOS: O riso foi geral.

A VISAGEM: Pô Gente! Vamô levar o caso com responsa!

-CUCA: Ta bom! Ta bom! Vamos pregar uma peça no coisa ruinzinha!...Vamos comprar-lhe a tal Carapuça !

BOI-TA-TÁ: E por quê não dar a ele também um DVD da Educação Fiscal?

TODOS: Tudo bem, mas quem vai comprar!

BOI-TA-TÁ: ora o visagem pode comprá-lo!Por que ele é quem conhece e anda pelos cemitérios da cidade e sabe bem onde tem as tais lojas. Enquanto isso, eu e a Cuca organizaremos a festança!

VISAGEM: tudo bem, meu, aproveito e compro logo o meu abada da Mi-careta dos finados. E quem vai comigo comprar os presentes do Saci?...

NARRADOR: E assim, por livre e espontânea pressão, indicaram a Mula-sem cabeça, que nem se quer teve tempo de dizer não. Apenas fez uma carinha de tristeza, que o visagem se incumbiu de animar.

VISAGEM: Não fique triste Mula, eu te levarei para conhecer o Shopping Ararás, o Shopping Fortaleza e a expofeira.Te levarei na Mi-careta dos finados, na U.N.A e para ver a dança do Marabaixo no Curiaú. Depois a gente vai ao Lugar bonito apreciar a brisa do maravilhoso rio Amazonas. Se bobar meu, você vai ver até o G.T.A!

NARRADOR: A Mula-sem Cabeça, desmiolada mesmo, se desatou em risos e a se animar.Com as economias do cofrinho de todos da mata, a Visagem e a Mula rumaram à cidade.

Na cidade, em pleno Araras Center, depois de muito procurarem nos outros locais resolveram entrar numa das lojas e interrogar um corajoso vendedor.

VISAGEM: hei meu!

Vendedor: Pois sim?...Em que posso ser útil?...

VISAGEM: tu tens ai uma carapuça vermelha, um cachimbo ou um DVD da Educação Fiscal?

VENDEDOR: tenho essa carapuça, tenho esse cachimbo e o DVD é este aqui, o que vocês acham?

VISAGEM: É perfeito.Embrulhe que a gente vai levar.

NARRADOR: De volta a mata encontraram a agitação tomando corpo, em pleno dialogo da Cuca com a Boi-ta-tá.

O açaí dormia no alguidar, a farinha e o charque quentinhos esperavam na mesa, enquanto o tacho da Cuca fervia com a maniçoba, só esperando o vatapá que aquecia noutra panela de barro. O tacacá recebia os últimos temperos da Boi-ta-tá, que antes de uma respirada profunda e de suas costumeiras reclamações entraram em cena o Visagem e a Mula, com os presentes nas mãos.

BOITATÁ: puxa que coisa linda vocês compraram! Deixem eu ver!

CUCA: Calma Tatazinha, você é muito enxerida!... A gente não pode ver o presente antes do aniversariante, é falta de educação.Não é criançada?Quem é mal educado aqui?

MULA-SEM CABEÇA: É, é isso mesmo!

VISAGEM: Também acho, meu. Não fizemos nada de diferente, compramos o que tínhamos que comprar.

NARRADOR: Mas a curiosidade foi tanta, os comentários foram tantos, que até a Mula resolveu furar o presente. Ai a surpresa foi geral.

TODOS: Ah!...

CUCA: o que é isso meu Santo Antônio?

VISAGEM: Ué!...É uma carapuça e o tal do DVD da Educação Fiscal!

BOITATÁ: Eu sei Visa, o DVD tudo bem, mas carapuça rosa!... O Saci não vai gostar dessa brincadeira, ele vai aprontar para cima de nós!E se ele teimar em vestir isso pagará um mico na mata! É melhor vocês, voltarem lá com a nota fiscal para efetuar a troca!

VISAGEM: Xi, não temos a nota fiscal!

MULA-SEM CABEÇA: é!é! Não temos a nota fiscal!

BOITATÁ: Como vamos trocar!... Admiro-me do Visagem acostumado na cidade. Sabe que a nota fiscal é essencial, pois sem isso o governo não arrecada pra construir escolas, hospitais, praças e preservar o meio ambiente. A final, vocês crianças pedem a nota fiscal quando vão às compras com seus pais?

Pois bem, quem não pede a nota fiscal, está ajudando o mal comerciante. E o nosso Estado fica mais pobre. Inclusive nós ficamos sem ruas asfaltadas, sem hospitais, sem água tratada e muitos de vocês fora da escola.Não havendo investimento do governo no Estado, muitos pais ficam também sem empregos.Vocês querem isso para os seus pais?

CUCA: E agora crianças!... Vocês já sabem para que serve uma nota fiscal? Pois é, agora o visagem e a mula não tem como comprovar que compraram realmente a mercadoria numa loja e pior, o imposto pago ficou para o comerciante.Mas isso não vai ficar assim vou à cidade com a Visagem, enquanto Boitatá e Mula entregam os convites, isso antes das seis, pois o Saci logo estará aqui.

MULA-SEM CABEÇA: é, e se não trocarem!

CUCA: primeiro vou a Secretaria da Receita Estadual fazer uma reclamação e depois ao PROCON, fazer valer os meu direitos de cidadã. E se isso não der jeito transformo todos os sonegadores em pedra. Pois é o que eles são no progresso dessa terra.

NARRADOR: quando o Saci acordou, foi direto na casa da CUCA, tomar o seu costumeiro café, quando surgiram com o presente nas mãos, a sua prima CUCA, MULA, BOITATÁ, A VISAGEM e muitas crianças cantando em coro mais ou menos assim:

- Parabéns pra você!

SACI: Muito obrigado amigos, mas o que é importante neste dia é o que aprendemos. A nota fiscal e a sua importância para o Estado. Além do que se exigirmos a nota fiscal estaremos usando um direito e exercendo a cidadania.Pois se bem pensarmos, quando não exigimos a nota fiscal também somos responsáveis pela falta de hospitais, escolas e outros serviços em nosso Estado. Afinal uma sociedade boa de viver depende de nós.

Alberto Amoêdo
Enviado por Alberto Amoêdo em 08/10/2008
Reeditado em 31/10/2008
Código do texto: T1217573
Classificação de conteúdo: seguro