A cerca...

Certa propriedade em seu quintal dividia seu gramado de outra à direita, por uma cerca de tábuas, altura próxima de um metro e vinte centímetros... Ladeando a cerca de ambas, as moradoras dessas casas tinham plantado flores que enfeitavam o lugar com uma explosão de cores...

Outro fato comum a essas senhoras era o mau hábito de no fim das tardes se encontrarem para aguar as plantas e por sobre a cerca diariamente entabulavam conversas como essa:

- Maria, você soube que o filho da vizinha do número 103 foi expulso da escola?

- Também Lourdes, com aquele pai... Um homem que parece sem categoria... Sem princípios... Todo dia vai ao bar e volta tarde...

- Eu soube também que a Aninha se “pegou” com o marido... Dizem que era panela pra cá, xingamento pra lá...

- Ora, ficou com inveja da Estela... Soube? Vai se separar do marido...

- Verdade???

E assim melancolicamente as tardes dessas senhoras iam se sucedendo...

Algum tempo depois as encontramos no mesmo local, mas o assunto...

- Lourdes, repare nessas minhas dálias, estão murchando... Sem viço...

- É... Tão mesmo... Que curioso... Olhe a minha roseira aqui do lado de cá... Também está fraca, abatida, querendo morrer...

- Será por falta de adubo? Mas as outras que estão mais pra lá estão fortes e belas...

- As minhas flores também... Só essas aqui perto de onde a gente conversa...

- Vamos por adubo pra ver o que acontece...

* * * * * * * *

Um mês depois...

- É... Nada dessas plantas vingarem...

- Morreram... O que será?

- Elas têm até o privilégio das nossas sombras enquanto conversamos aqui todos os dias...

- Vou arrancar e plantar outra espécie...

- Eu vou fazer o mesmo...

E assim foi até nenhuma flor restou...

Moral da história: As sombras podem aliviar do calor ou podem levar à esterilidade... Depende do que se fazem...

Sandro La Luna
Enviado por Sandro La Luna em 09/10/2008
Reeditado em 01/01/2014
Código do texto: T1219633
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.