FALTOU VETERINARIO CHAME SÃO FRANCISCO

FALTOU VETERINARIO, CHAME SÃO FRANCISCO

Dona Quitéria era gorda , feia e pobre, mas tudo isso era suportável, o pior era seu perpetuo mau humor, ela fazia questão de ser desagradável, grosseira e autoritária parecia um trator desgovernado quando resolvia ofender alguém, suas vitimas prediletas eram as moças bonitas e requisitadas pelos rapazes porque ela nunca conseguiu que alguém se interessasse por ela.

Até seus parentes fugiam dela como se foge do demônio, mas de repente a insuportável criatura estava se humanizando, passou a diminuir o tom de voz e não caluniava as jovens bonitas como fazia antes; ninguém entendia o que estava acontecendo porque as pessoas não freqüentavam a casa da megera e a novidade continuava desconhecida,

De repente descobriu-se o motivo da mudança radical de dona Quitéria: era um cão chamado Beny, ele amansou a bruxa com suas brincadeiras alegres, ela passou a cuidar do bichinho e ele retribuía com companhia e afeto, o certo foi que a velha mudou e para muito melhor; a comunidade demorou um bom tempo para se acostumar com as gentilezas da velhota, mas depois era só paz, amor, alegria e o amado Beny fazendo a festa.

Como se diz que o que é bom tem pouca duração, o amado cãozinho começou a tossir e ter engasgos, dona Quitéria chamou o veterinário que passou a cuidar dele aplicando injeções e parecia que Beny estava melhorando, mas uma noite ele tossiu, engasgou e foi ficando roxo e sufocado, apavorada a dona tentou telefonar para o doutor e não conseguiu, ai se lembrou que São Francisco protege os animais, pensou rápido e rezou com fé.

São Francisco me acuda, não deixe o Beny morrer porque ele é meu amigo e companheiro, sem ele vou voltar a ficar só e má, me ajude e ajude meu cãozinho, ao terminar sua oração viu Beny de pé abanando o rabinho na maior alegria; depois desse susto dona Quitéria colocou uma medalhinha do poderoso santo na coleira de Beny e diz para todos que seguro morreu de velho: se o veterinário faltar, posso contar com o glorioso São Francisco de Assis, o protetor de todos os animais.

Maria Aparecida Felicori{Vó Fia}

Texto registrado no EDA

Vó Fia
Enviado por Vó Fia em 31/10/2008
Código do texto: T1257276
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.