SAGA DE DONA JULIANA

SAGA DE DONA JULIANA

Existem pessoas que vem ao mundo a passeio, são os inúteis e displicentes que querem que tudo se acabe em planície para não ter que subir morros, não vieram para servir e sim para serem servidos, mas dona Juliana era o oposto, desembarcou por aqui apenas para servir, nunca se divertiu e apenas trabalhou e os frutos de seus esforços sempre foram divididos com parentes e amigos, mas o tempo passa e tudo tem que mudar e muda.

Para ela também mudou, já com pouca saúde foi morar com sua filha Dulce e tirou a sorte grande, porque Dulce é a filha que toda mãe pede a Deus e para completar o premio vem o genro Zezé e as netas Lucia e Cecília; com toda essas bênçãos dona Juliana vivia feliz e tranqüila, mas precisou de uma cirurgia e foi obrigada a ficar na cama por um bom tempo, pior era não poder se cuidar e precisar de ajuda até para suas necessidades.

Como não podia ir ao banheiro, ganhava banhos de esponja e para o resto usava uma comadre, ela se sentia constrangida , mas o bom humor e as brincadeiras de Dulce mantinham seu moral elevado e ela acabava rindo de todas essas inconveniências, só uma vez ela se aborreceu e chorou, foi assim: Dulce precisou sair de casa, primeiro cuidou do conforto e da higiene de sua mãe e a deixou aos cuidados das duas netas.

Lucia e Cecília eram adolescentes e se sentiram importantes pela confiança que a mãe depositava nelas, ficaram ao lado da avó como sempre com a maior boa vontade, mas quando Dulce estava na metade de seu caminho recebeu um telefonema de Lucia pedindo que ela voltasse porque a avó estava precisando da comadre, ela voltou o mais rápido que pode, mas quando chegou se surpreendeu com a situação que encontrou.

Lucia e Cecília conseguiram colocar dona Juliana na comadre e fizeram o necessário para ela não se sentir constrangida, mas ela se sentia péssima por ver suas netinhas lhe prestando aquele tipo de assistência, mas de um jeito ou de outro as corajosas mocinhas resolveram o assunto, quando Dulce chegou esperando encontrar o caos, estava tudo resolvido: Dona Juliana estava deitada em sua cama, limpa e perfumada com colônia Victoria Secret.

Lucia disse: veja mamãe nós cuidamos da vovó direitinho, mas ela ficou triste, chorou e disse que nós não vamos mais gostar dela por causa de ter de limpa-la, mas a Cecília explicou que ela está acima de qualquer sujeira e que nós continuamos a ama-la do mesmo jeito, só não limpamos a comadre porque a gente não sabia como, mas colocamos lá no banheiro.

Dona Juliana está se recuperando e por mais que viva nunca vai esquecer o espírito solidário e cristão de suas netas, porque elas são um exemplo para os desarvorados jovens desse nosso mundo, que não têm respeito, amor e caridade com seus avós e demais idosos; Lucia e Cecília com sua pouca idade deram uma demonstração de humildade, caridade e de que o amor de Jesus Cristo mora em seus corações. Elas serão felizes e amadas para sempre.

Maria Aparecida Felicori{Vó Fia}

Texto registrado no EDA

Vó Fia
Enviado por Vó Fia em 31/10/2008
Código do texto: T1259113
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.