O MENINO QUE APRENDIA

O MENINO QUE APRENDIA

No interior da paraíba nasceu um rapaz que tinha um grande sonho,e tendo em sua cabeça uma grande aventura pra aqueles anos de mil e novecentos e trinta,quando já aos dez anos tinha uma visão em sua cabeça,sempre perguntava aos seus pais que sempre sonhava voando, pai sempre dizia,esqueça isso,é uma ilusão que você empregnou em sua cabeça,e sempre vinha em sua imaginação.

E o pai sempre notava aquela sabedoria daquele pequeno menino,que sempre estava criando coisas diferentes daqueles seus colegas,ele sempre perguntava ao pai que queria crescer e conhecer o mundo,o pai sempre respostava dizendo que um dia poderia ele conhecer alguns lugares,o seu pai chamado de seu Abreu,homem de muita cultura,onde já tinha viajado por vários paísess,onde também já havia estudado.e sempre lhe dava muitos conselhos ao seu pequeno JOSUÉ,falava pra ele que o mundo é muito diversificado.

E JOSUÉ,como um menino muito inteligente,gostava de sempre viajar quando entrava de férias na escola,quando já se encontrava no segundo grau estudando na pequena capital de JOÃO PESSOA,começou à freqüentar uma fábrica que existia na periferia daquela cidade,gostou muito do que via,e como já estava terminando o segundo grau,falou para o pai que queria estudar engenharia mecânica,e o pai também concordou com sua escolha,e no final quando terminava o segundo grau,e já entrando de férias o pai o convidou para fazer uma viagem ao exterior,onde de pronto ele aceitou.

O pai comprou cinco passagens e viajaram direto para à europa,foram parar na capital de londres,onde conheceram muitas industrias que estavam iniciando à era das máquinas,JOSUÉ ficou encantado em ver muitas máquinas se movimentando sozinhas,e durante uns dois meses,perigrinou por muitas industrias conhecendo como se funcionava aqueles motores,onde tinha visto pela primeira vez em João pessoa em uma industria que se iniciava com suas máquinas ainda nas caixas.

Depois de passar dois meses em Londres,viajou com seus pais para Parias,onde ficou deslumbrado com aqueles balões que subia e descia,pediu ao pai que fosse junto com ele conhecer aquelas proezas,o seu pai lhe acompanhou em umas pesquisa que se iniciava com balões,passado um mês,o seu pai queria voltar para seu sertão na paraíba,e JOSUÉ disse ao pai que queria ficar e estudar engenharia mecânica naquela linda cidade que gostou muito,e o pai concordou junto de sua mãe matricular o JOSUÉ na faculdade.

E JOSUÉ começou uma nova vida na capital mais bonita do mundo,o seu pai deixou o JOSUÉ matriculado na faculdade de sorbone,uma das melhores universidades do mundo,e JOSUÉ começou um novo tempo com uma idade ainda quase adolescente,com apenas dezoito anos,começou estudar com muito afinco,um aluno de muita inteligência,onde não perdia horas com coisas superfulas,era sempre solicitados pelos colegas para se diverir,ele não ia,às vezes final de semana,tirava algumas horas para ir ao cinema,que gostava muito de assistir filmes.

E o tempo foi passando e ele conhecendo várias personalidades da cidade,como conheceu por essa época,muitos brasileiros que estudava também em paris,como o inventor do avião que se encontrava em paris,onde já tinha inventados vários inventos,e já também,havia recebidos vários prêmios por seus inventos,e aos poucos eu fui conhecendo pessoas como o SANTOS DUMONT,que por algumas horas nós se encontrávamos para debater alguns assuntos,eu tive esta oportunidade de conviver com muitas personalidades.

Durante o tempo que passei em Paris,aprendi à fazer algumas peças que serviram para botar em práticas nas terras do meu pai,quando conclui o curso de engenharia mecânica nos anos de mil novecentos e quarenta,já havia aprendido fazer algumas coisas,quando voltei para Paraíba,encontrei um sertão devastado pela seca,e ai tive de improvisar muitas máquinas para servir ao meu pai e os vizinhos que por ali também morava.E também não parava mais,era sempre solicitado para fazer projetos de engenharia mecânica.

E se teve notícias que o JOSUÉ, viveu pelos os noventa anos ajudando aquelas pessoas que lhe procuravam,diz-se que foi vereador,prefeito,deputado estadual,federal e senador,e até hoje é lembrado na paraíba como um herói,tendo até o seu dia como feriado,

ZEER WICENNY01out.08

Zerc Viceniti
Enviado por Zerc Viceniti em 01/11/2008
Código do texto: T1260214