AMOR=LOVE=AMORE=LIEBE=AMOUR

-AMOR=LOVE=AMORE=LIEBE=AMOUR

Em qualquer idioma usado no planeta terra o amor tem e faz sentido, porque desde tempos imemoriais que as pessoas se amam e os motivos são vários: os pais amam seus filhos e os filhos amam seus pais, avós amam seus netos e são amados por eles e tem o amor entre amigos, mas o amor que fala mais alto é e sempre será o amor de um homem por uma mulher e vice versa, porque nesse a razão vai embora.

A palavra amor muda de som na pronuncia de povos variados, mas quer sempre dizer a mesma coisa em qualquer pais e se amar é bom para o corpo e o espírito, devia sempre trazer paz, harmonia e muita alegria entre as pessoas, mas nem sempre isso acontece porque atrás do amor vem o ciúme e o ciúme carrega junto a desconfiança e muitas vezes a violência pura e simples e ai o amor se desvirtua e fere.

Dilma era uma jovem casada e feliz porque amava Antonio seu marido e era amada por ele, mas o rapaz amava ainda mais um bom copo de cachaça e tanto bebeu que adoeceu com cirrose e foi levado para um hospital na capital do estado para se tratar e talvez se curar do alcoolismo, mas a morte chegou primeiro e o levou embora; a jovem viúva era uma moça linda e muito apreciada naquela vila.

Nos primeiros tempos da viuvez Dilma se vestiu de preto e chorou potes e mais potes de lagrimas, mas passou o tempo e aquela dor desesperada foi amainando como chuva de verão e passou; a vida voltou a seu caminhar normal e a agora viúva alegre tratou de abandonar os vestidos negros, comprou roupas novas e vistosas e voltou as festas típicas daquela região, mas ela queria mesmo era um amor novo.

Pretendentes apareceram logo e Dilma podia se dar ao luxo de escolher, mas escolher era fácil e ela queria mais e todos da comunidade esperavam que ela escolhesse o mais bonito ou o mais rico, ela falava com todos e as esperanças morriam logo porque a bela viuvinha não se decidia por ninguém; as pessoas apostavam alto nos seus candidatos e ela não se resolvia nunca, frustrando as expectativas.

Na verdade a viúva já tinha feito sua escolha em segredo, porque estava apaixonada por um irmão do falecido Antonio e na opinião tacanha daquele povo simples, isso era considerado um verdadeiro incesto porque cunhado era mesmo que irmão e ninguém de juízo perfeito se apaixona por um parente tão próximo; Santiago o escolhido de Dilma percebeu o discutível interesse da moça e não gostou nada.

Para se livrar do que considerava encrenca na certa, ele arranjou um repentino namoro com Julinha, mas terminou por se apaixonar de verdade pela moça e a falar em se casar com ela; a viúva Dilma se enfureceu com a rejeição e passou a se portar de maneira nada usual naquela recatada vila, onde o amor existia, mas em respeitoso silencio e a linda viúva deixou o sigilo de lado e disse que amava o cunhado.

Foi um escândalo que se tornou o assunto predileto de todos os fofoqueiros de plantão e a namorada do disputado Santiago, recebeu o apoio incondicional da população da Vila dos Prazeres; Dilma foi relegada ao ostracismo, mas não se deu por achada e continuou a perseguir o cunhado de todas as maneiras possíveis e impossíveis e o desfecho dessa historia aconteceu durante um animado baile no pequeno clube local.

Durante o baile a festiva viúva fez de tudo para chamar a atenção de Santiago, se aproximou e o convidou para dançar e foi recusada, empurrou Julinha e deu-lhe um puxão de cabelos; envergonhados com aquele inusitado procedimento sua família se retirou, mas ela ficou e foi convidada a se retirar pelo diretor da agremiação, foi um murmúrio de desaprovação geral quando ela se retirou.

Até ai se descontou tudo em cima do coitado do amor que estava na companhia do ciúme; Dilma não foi para casa, esperou em frente ao clube e quando o baile terminou ela tentou falar com Santiago e foi empurrada por ele que seguiu em frente levando Julinha pela mão, quando os dois entraram no modesto Fusca, ela encerrou a noite atirando pedras apanhadas na rua sobre o carro e gritando: eu te amo, te amo.

Como amor não se compra e nem se vende, Dilma perdeu seu tempo, sua dignidade, seu amor próprio e o pior de tudo, perdeu Santiago também; Julinha e o amado cunhado se casaram meses depois desses lamentáveis acontecimentos e foram muito felizes, mas a alegre e mal compreendida viúva se deu muito mal, seus muitos pretendentes sumiram e ela ficou só e triste; tudo por amar a pessoa errada e no lugar errado, onde o amor é silencioso e o ciúme é amordaçado.

Maria Aparecida Felicori{Vó Fia}

Texto registrado no EDA

Vó Fia
Enviado por Vó Fia em 04/11/2008
Código do texto: T1264429
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.