CONFISSÃO ATRAPALHADA

CONFISSÃO ATRAPALHADA

O mau humor do vigário da paróquia de São Gabriel era fato conhecido e reconhecido por todos os paroquianos e tratar com ele era extremamente difícil, mas apesar das respostas acidas ele era uma boa pessoa e atendia aos chamados a qualquer hora que um cristão precisasse de seu conforto, principalmente nas horas extremas, em que a vida está se despedindo.

O zangado padre Nonato era assunto para suas ovelhas o tempo todo, porque suas zangas eram sempre muito engraçadas, ele e suas respostas prontas e rudes eram muito divertidas, mas em sua presença ninguém se atrevia a dar risadas de seus ataques de nervos, mas na sua ausência ele era o assunto predileto nas rodas de amigos, durante as horas preguiçosas de domingos.

De um jeito todo seu o padre Nonato mandava e desmandava naquela vila de são Gabriel Arcanjo, ninguém tomava qualquer decisão seria na vida sem ir consultar o senhor vigário e ele tinha sempre um bom conselho para dar, as vezes era ouvido e outras não porque ele era radical em suas opiniões e nem sempre quem pede um conselho quer ouvir a verdade.

Contavam-se causos e mais causos das zangas e também da caridade daquele homem, porque ele era caridoso e zangado ao mesmo tempo e muitas vezes quem recebia sua caridade, ouvia um sermão sobre o dever de todas as pessoas ganharem o pão com o suor de seu rosto, mas ele socorria sempre mesmo aos reconhecidos malandros e preguiçosos daquela comunidade.

Uma tarde ele se encontrou com uma paroquiana que raramente aparecia na igreja e perguntou quando ela ia freqüentar mais as missas e novenas, a dona respondeu: olha padre Nonato, eu em religião sou um livro em branco e o padre disse: cuidado filha que o diabo pode assinar o nome nele, as pessoas que ouviam a conversa deram boas risadas, depois que ele se foi.

Coisas assim faziam a fama do padre de respostas prontas e cara amarrada, mas sua mais divertida historia aconteceu em uma fazenda distante da vila, onde ele foi chamado para confessar e dar a extrema unção a uma senhora agonizante; a viagem até a metade do caminho ele fez em um velho jipe e as ultimas léguas foram cobertas em lombo de burro, com um sol bravo.

Lá chegando coberto de poeira e suando em bicas, entrou na casa recebido por uma senhora, ele perguntou onde estava a enferma e a mulher disse: a enferma sou eu seu padre, ele se assustou com a resposta e disse : a senhora não parece estar morrendo, ela se explicou: sabe Padre Nonato dizem que sonhar com um padre é aviso de morte e eu sonho muito com o senhor.

Ela continuou: então mandei chama-lo pra me confessar e receber a extrema unção, porque assim fico pronta para ir para o céu quando chegar minha hora; padre Nonato quase teve uma apoplexia de tanta raiva e respondeu: quando sonhar comigo novamente vá até a vila e jogue no bicho, precisamente no burro porque é isso que eu sou, montou no colega e voltou cuspindo marimbondo para sua paróquia.

Maria Aparecida Felicori{Vó Fia}

Texto registrado no EDA

Vó Fia
Enviado por Vó Fia em 09/11/2008
Código do texto: T1273478
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.