AS PILULAS DO NANICO ANTERO

AS PILULAS DO NANICO ANTERO

Antero José da Silva era seu nome civil, mas era conhecido como Nanico Antero e devia essa alcunha ao seu pequeno porte, mas ele era de paz e aceitou bem a brincadeira dos amigos; de repente seu nome até pomposo deixou de existir e se tornou apenas Nanico Antero para amigos e inimigos ; seu corpo era pequeno pois media menos de um metro e meio, como era também magro e andava curvado, ao longe parecia um menino.

De menino ele não tinha nada, era metido a conquistador e vivia perseguindo as moças de Santana do Desterro com suas propostas de namoro e casamento, mas até aos quarenta e dois anos nada conseguiu com nenhuma delas; o coitado não tinha boa aparência e para piorar tudo, era um pobre coitado sem dinheiro, mas tinha uma coisa a seu favor que era uma invejável inteligência e com essa única vantagem ele esperava triunfar.

Tentando enriquecer o Nanico tentou vários negócios que fracassaram, porque ele não era simpático e a arma de qualquer negocio é a simpatia e a boa prosa, mas ele não desistia e continuava tentando, tentou comprar e vender doces e não deu certo porque ele presenteava as moças com seus doces e o prejuízo foi garantido, tornou-se então vendedor de roupas que ia buscar com muita dificuldade em uma cidade distante e faliu.

Desanimado com o comercio, resolveu se tornar inventor de quinquilharias e também deu errado, com todos esses fracassos suas magras finanças se evaporaram e desesperado ele não sabia mais o que fazer, mas uma tarde passeando por uma plantação de mamonas, ele se lembrou de um chá que sua avó preparava para sua crônica prisão de ventre quando era menino e gritou como aquele grego famoso: Eureka, agora fico rico.

Um mortal comum que passava perguntou quem era a tal de Eureka e o ilustrado Nanico Antero respondeu: amigo, o grego Arquimedes estava tomando banho e encontrou a solução para um difícil problema e saiu para a rua nu e gritando Eureka, que em grego quer dizer achei, encontrei ou coisa que o valha e como achei a solução para meu eterno problema financeiro, fiz como ele e gritei Eureka, entendeu? O homem respondeu: entendi não.

Deixando o infeliz e confuso ignorante de lado, Nanico colheu um punhado de frutos de mamona e também algumas folhas do mamoneiro e correu para sua casa onde fez varias experiências, até conseguir preparar umas pílulas verdes e amargas e se fazendo de cobaia de laboratório tomou duas delas, esperou o resultado que foi violento mal dando tempo do coitado chegar ao banheiro, onde despejou tudo que tinha nos intestinos.

Satisfeito com sua invenção, Nanico Antero preparou uma boa quantidade das pílulas e embalou seis em cada saquinho verde, onde escreveu {PILULAS DO NANICO ANTERO} depois preparou bulas bem claras sobre o modo de usar e os efeitos rápidos e seguros do medicamento indicado para casos agudos de prisão de ventre; ele conhecia as pessoas da pequena cidade que sofriam do desagradável mal e foi procura-las.

No começo ninguém queria ser o primeiro a experimentar as tais pílulas, mas Nanico ofereceu as primeiras de graça e se responsabilizou pelo resultado; Nenzico Sapateiro disse: oia gente, de graça eu tomo até injeção no fiofó e em seguida tomou uma pílula e minutos depois saiu correndo atrás de um banheiro, de onde saiu feliz e livre de sua antiga prisão de ventre; todos os empachados de Santana do Desterro compraram as pílulas verdes.

Em pouco tempo o milagroso medicamento ganhou fama e Nanico Antero ganhou muito dinheiro, montou um grande laboratório, registrou a patente das pílulas e em pouco tempo era o homem mais rico da cidade; as moças que o rejeitavam e riam dele, agora disputavam suas atenções, mas o Nanico Antero não quis nenhuma delas, cheio de dinheiro ele viajou para a Alemanha e voltou casado com uma loura enorme que o carregava no colo; isso prova que tamanho não é documento.

Maria Aparecida Felicori{Vó Fia}

Texto registrado no EDA

Vó Fia
Enviado por Vó Fia em 22/11/2008
Código do texto: T1298321
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.