Os idiotas não têm espírito ! ! !

Os idiotas não têm espírito!

A afirmação, quase postulado, era sua grande fala nas rodas de conversa.

Ouvira alguém dizer ou lera em algum lugar, não sabia bem a quem creditar aquela frase de impacto. Vagamente tinha a impressão que Descartes havia proferido tal, que agora, tomava para si, como se recuperasse algo que sempre fora de sua propriedade.

O que importava para ele, era, quando algo ou alguém lhe pressionava, ou lhe faltava argumentos - dizia sempre sua citação milagrosa - com uma entonação que somente, e tão somente era capaz de dar àquela frase, status de Enciclopédia Barsa.

Um belo dia ao negociar a venda da safra de milho, ao ouvir o preço sugerido pelo comprador, soltou o argumento milagroso:

- Os idiotas não têm espírito!

E não é que o preço do milho aumentou!

Noutro episódio inusitado, sua mulher reclamava sobre as marcas de batom no colarinho de sua camisa branca.

Não é que a profética frase conseguiu o improvável. Após proferir a assertiva. A mulher lhe pediu desculpas e ainda lhe fez um cafuné que há tempos não recebia.

Mas tudo na vida pode mudar ou nada é para sempre, como pensam os pessimistas de plantão.

Ao se sentir coagito em certa ocasião, alguma coisa relacionada à morte, único mal, a qual não se pode escapar.

E lá foi dizendo, em tom certeiro:

- Os idiotas não têm espírito!

A resposta lhe arrepiou os pêlos do corpo. Não estava acostumado a contradições para sua frase única.

- Talvez você prove o contrário, irás morrer e és um idiota!!!

Olhava para o seu próprio reflexo no espelho.

Enlouquecia.

Apontava para si o dedo indicador, num gesto repentino, as mãos no pescoço, tenta em vão se estrangular. Uma cena patética de idiotas sem espírito - pensou ele - quase sem fôlego.

Arrumou os cabelos, passou as mãos no rosto com a esperança de limpar a vergonha que sentia pela "idiotice" que acabara de praticar.

Quase sem querer, adormeceu sem medo, um sono das pessoas que possuem espírito.

Parodoxo!?

Naquele momento, dominara seu ego, acalmara sua alma - descansava seu espírito!!!

jgo
Enviado por jgo em 03/12/2008
Reeditado em 03/12/2008
Código do texto: T1316301
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.