OPERAÇÃO ARVORE DE NATAL

OPERAÇÃO: ARVORE DE NATAL

Aquela era uma casa muito alegre e barulhenta, claro que não era a casa da Mãe Joana, mas passava bem perto por causa da divertida família que morava lá e o ano todo era uma festa atrás da outra e a alegria nunca tirava férias, tinham problemas como o resto do mundo, mas se viravam;

o ano passou, passou e dezembro chegou finalmente e naquela casa festiva a alegria só aumentou, nos primeiros dias do mês a família se reuniu para armar e ornamentar a tradicional arvore de Natal e ai sim o fuzuê ferveu.

Ligou-se o som e a musica sertaneja animou o ambiente, uns trabalhavam nos arranjos da arvore enquanto outros dançavam animadamente, a matriarca Vina dançava sem parar e filho, filha, nora e netos se revezavam para dançar com ela, porque a jovem de noventa e

quatro anos dava a maior canseira neles, mas ela não se cansava nunca; de repente vó Vina parou de dançar e passou a se divertir com um bilboquê fazendo piruetas incríveis com ele e dando palpites sem parar nos arranjos.

A ornamentação continuou a manhã toda e só foi interrompida quando a cozinheira Rosita chamou para o almoço, ai Vó Vina gritou: Maitê traz as marvadas, {o que queria dizer as dentaduras} que só são usadas na hora das refeições e voltam a dormir em seu copo de cristal no armarinho do banheiro; o almoço terminado voltaram todos para a arvore e armou-se um bate-boca para decidir sobre a colocação das luzes, bolas coloridas e laços variados; no final a arvore ficou maravilhosa.

A paz voltou a reinar em termos, porque a confusão voltou quando a cunhada Joaninha pediu: me tragam percevejos para colocar as botas do Papai Noel na lareira, Maitê entendeu que ela se referia a insetos e gritou: minha casa não tem isso ,ora essa, mas o mal entendido foi logo desfeito e as botas ocuparam seu lugar de honra, porque para aumentar a alegria reinante, chegou a noticia que Clara a filha de Maitê está grávida de seu primeiro filho e ela será avó pela primeira vez e isso a deixa muito feliz.

As botas do bom velhinho serão usadas para guardar os presentes do abençoado e esperado neném e para comemorar a noticia que a tornará bisavó pela primeira vez, Vó Vina tomou mais um copo de vinho e espera viver ainda muito tempo para colecionar bisnetos e com as bênçãos do Menino Jesus ela vai conseguir porque merece; depois de todo o tumulto a arvore ficou pronta e um presépio original e belíssimo foi montada dentro da lareira, onde o Santo Menino será colocado na véspera do dia de Natal e a família lhe prestará homenagens , agradecendo pela vinda de sua esperada criança.

Maria Aparecida Felicori{Vó Fia}

Texto registrado no EDA

Vó Fia
Enviado por Vó Fia em 06/12/2008
Código do texto: T1321799
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.