A Magia de Viver

- Não! Já falei que vou ficar aqui.

- Meu querido tem que fazer o que os médicos estão pedindo,estás muito fraco.

- To nem ai! Vou desistir desse tratamento. Se for para me levar, que a vida me leve agora.

-Não fala assim Richard, as crianças, pense nelas.

-Sou um inútil para elas, e elas tem a ti que é uma mãe maravilhosa.

Mariana chora.

-Olha só?! Não tenho nenhum cabelo. Que merda de quimioterapia!

Richard acompanhou Mariana até a porta e esperou as crianças entrarem no carro.

- Me promete que vais voltar a fazer o tratamento?

- Não sei Mariana. Não sei.

Observou o carro sair lentamente até a rua.

O sol estava se pondo e Richard estava vendo o noticiário na TV, apenas mais um dia nessa sua vida monótona.

A campainha toca.

Richard fica atônito, e parece não acreditar no que vê. Esfrega os olhos e balança a cabeça, mas aquela figura humana continua ali na sua frente.

-Não acredito que veio meu velho amigo.

Eles se abraçaram

-É, perguntei para algumas pessoas sobre você, onde morava, e resolvi lhe fazer uma visita.

-Entre. Fique a vontade, não repare a bagunça.

- Capaz, estou acostumado, muita correria daí não da tempo para arrumar minhas coisas.

-Como ficou sabendo?

- Tenho meus contatos- risos- tenho uma surpresa pra você.

Augusto tira o chapéu.

-Que isso? Uma brincadeira ou o que?

- Fiz isso pra lhe mostrar como somos parecidos. Jamais se veja inferior aos outros. Temos uma vida pela frente, aproveite cada instante que é lhe dado, pois eles são únicos.

-Estou cansado de sofrer, e de ver os outros sofrerem por mim. Não tenho mais lugar nesse mundo Augusto.

-Todos têm Richard, todos. Lute pela sua vida meu amigo.

Ficaram em silêncio por um bom tempo.

-A minha doença é terminal Augusto.

-E por isso vai deixar de aproveitar os momentos que ainda tem de sua preciosa vida?

-Não sei se mereço essa preciosa vida.

- Claro que merece! O que tu gostarias de fazer nesse exato momento?

-Não sei, talvez... Que raiva não consigo pensar no que quero fazer.

-Isso significa que gostaria de fazer bastante coisa.

- Talvez sim.

-Vai me diz. Se não tem nada preferido me fala a primeira coisa que vier em sua cabeça.

-Viajar.

-Para onde?

-Não sei

-tudo bem, me diz outra.

-Ir ao estádio de futebol

Richard e augusto continuaram fazendo isso até ficarem exaustos.

-Viu como tu ainda queres viver.

-É ainda quero viver.

-Faz todo o tratamento meu amigo, muita gente precisa de ti

-Farei sim Augusto, muito obrigado – uma lagrima cai dos olhos de Richard

-Vai ficar na conta – Augusto sai sorrindo.

Richard viveu por mais dois anos, e fez quase todas as coisas que disse para Augusto.

Ele aproveitou o tempo que lhe restava. E você está aproveitando o seu?

Carlos Chaves
Enviado por Carlos Chaves em 10/12/2008
Reeditado em 25/04/2009
Código do texto: T1328161
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.