MEU PÉ DE PÊRA.

Curitiba, julho de l955. Inverno. Frio de antigamente...
Meu pai chega em casa com uma caixa enorme.
- Meu filho é para você passar as férias.
Abri com volúpia. Livros. Eu mal saído das primeiras letras recebo livros de presente. E logo uma coleção inteira de Monteiro Lobato. Antes desta sòmente “Tesouros da Juventude” adornava meu quarto.
- É obra de um grande comunista!
Lembrei: “Comunista come criancinhas”.Meu avô, integralista camuflado, sempre dizia isso para irritar meu pai.
Muitos volumes. Na parte ’Os 12 Trabalhos de Hércules’ separei’ O Touro de Creta’ e parti para o quintal, rumo ao meu galho preferido na velha pereira, refúgio de todos os medos e de todos os sonhos do menino de oito anos que um dia fui. Foi ali, em cima da árvore, que tomei conhecimento da Mitologia Grega através das aventuras de Pedrinho, Narizinho, Emilia e Visconde de Sabugosa. Aprendi saboreando o sol e a solidão que a união, a amizade, a solidariedade, a inteligência, além da força física é que concretizavam as vitórias de Hércules perante os desafios de Euristeu e Juno, no Olimpo impondo-lhe impossíveis trabalhos. Quase sem parar devorei: O Minotauro, A Chave do Tamanho, O Saci, Reinações de Narizinho, e todos os outros. Naqueles livros assimilei muito do que de melhor contém minha personalidade, pois, os defeitos são de minha própria arquitetura.
De alma lavada, sentindo-me tão herói quanto Hércules me recolhia ao fim da tarde para continuar vivendo as aventuras à noite embaixo aos cobertores.
Sei que naquele inverno, naquela árvore, nos Doze Trabalhos de Hercules, enfim, nas obras de José Bento Monteiro Lobato aprendi a sonhar com um mundo mais justo, descobri a poesia, o sentido da vida, os valores do ser humano, a magia dos livros. Descobri também, entre uma página e outra, com a brisa fria lambendo meu rosto, o valor da liberdade. E também que comunista não comia criancinhas.

Humberto Bley Menezes
Enviado por Humberto Bley Menezes em 07/04/2006
Reeditado em 17/08/2008
Código do texto: T135326
Classificação de conteúdo: seguro