O MENINO QUE SOFRIA

O MENINO QUE SOFRIA

Nos idos de 1920,nascia a criança de nome VERNEZIANO,nascido em uma região de muita pobreza,na cidade de Riacho Seco no interior do estado de pernambuco,quando nasceu não havia nenhum mantimento em sua casa,uma das irmãs,correu na freguesia para obter um pouco de açúcar,e alguns mantimentos que podesse trazer para o seu irmão,depois de andar por várias horas,chegou em sua casa para minorar um pouco da fome que se encontrava sua mãe junto do irmão mais novo que nascia naquela miséria do sertão nordestino.

Naquele período o sertão estava passando por uma grande catástrofe,de muita seca que não chovia já à quatro anos,que toda uma população estava passando fome sem nhenhuma ajuda do governo estadual e federal,às cidades que compunha à região foram todas tomadas,à cada dia que passava chegava muitos esfomeados sem nhenhuma comida,e assim apelavam para invadirem os comércios,onde poderia amenizar um pouco da fome que abatia várias famílias que morriam de fome.

O pai do Verneziano de nome VALDERIDIO,era muito conhecido naquela região,quando um dia se encontrava em sua casa,chegou uma multidão de pessoas,pedindo que ele liderasse uma caminhada até à capital do Recife,onde de pronto o aceitou,formando um grupamento de mil cavaleiros,que passaram um mês e quinze dias para alcançar o litoral,quando naqueles anos de mil novecentos e vinte e cinco chegaram em frente ao palácio do governo com uma multidão de mais de cinco mil pessoas que foram se arregimentando durante à viagem.

O seu Valderidio já em frente ao Palácio do governo,retirou do seu bolso um discurso que tinha feito antes de chegar aquele local,onde já havia um batalhão de mais de mil homens,mesmo assim não se abateram,e ele proferiu seu discurso em presencia de muitas autoridades,findo o seu discurso foi chamado pelo governador para uma reunião,onde ofereceu muita comida aos presentes e mais para levar para o seu povo que se encontrava no interior,logo de pronto o governador agilizou uns engenheiros para traçar o perfil da estrada de ferro.que começava do Recife até à margem do Rio São Francisco.

Passados uns oitos dias conduziram de volta os seus burros garregado de mantimentos,e também uma comissão de engenheiros para cadastrar os famintos da fome que se encontrava no interior,chegando em suas residências depois de dois meses fora de casa,trouxeram milhares de burros lotados de mantimentos quando era distribuídos ao longo do caminho,em cada vilarejo que passava era cadastrado e ao mesmo tempo distribuído uma quantidade de mantimentos.

Ao correr do tempo seu Valderidio junto com seu filho Verneziano percorreram todo o Nordeste em busca de melhores condições para o seu povo que já vinha sofrendo há cinco anos com à terrível seca que assolava aquela região,andou junto com o filho e alguns companheiros em várias capitais para angariar dinheiro para o seu povo,quando o serviço da estrada de ferro já se encontrava bastante avançado,partiu para capital junto com seu filho,onde se preparou com vários amigos formando um partido político,tendo sido candidato à deputado Federal e o seu filho candidato à deputado estadual,sendo eleitos,começaram uma nova vida de enfrentamento com os poderes públicos,para melhorar aquele sertão que não tinha dono e nem patrão,que só havia o coronel de mandacaru.

Passado quatro anos veio nova eleição,o seu filho VERNEZIANO,candidatou-se ao governo do Estado de Pernambuco,onde se reelegeu o passa fome como era conhecido no meio político da burguesia,quando fez um bom governo,sendo aplaudido por toda população,onde fez um governo com muita obra de melhoramento em todo o estado,quando deixou o governo e voltou pra sua terra natal,onde começou um grande canteiros de obras,e a cidade que ficava próximo o Rio São Francisco começou à crescer, e hoje é uma grande cidade do interior do Nordeste.

O seu Verneziano passou todo seu tempo em prol de sua cidade que crescia sem parar,hoje com uma população de quinhentos mil habitantes,tornou-se uma grande metrópole,de muito emprego pra toda população que vem de outros lugares,e em praça pública se encontra uma grande estátua do grande construtor,com uma placa que estar escrita:Aqui nasceu um grande homem que nunca se abateu com à miséria que cercava o seu lugar.Nosso Grande VERNEZIANO.(baseado em uma história real).

ZEER WICEENNY-jan.1409.

Zerc Viceniti
Enviado por Zerc Viceniti em 14/01/2009
Código do texto: T1384527