Valores Humanos e sua Missão

Passei por um lugar exuberante de plantação.

Vi belas rosas,flores,cravos e um diversidade de vegetação.

Encantei-me com umas que se encontravam em meio a ervas daninhas.

Cheguei mais perto,na intenção de entender por que tão belas rosas e flores estavam ali!

Ao me aproximar ,fiquei mais fascinado, pois entre espinhos,galhos retorcidos,plantas parasitas,musgo via-se deslumbrantes espécies de rosas,flores,cravos...

Sem perceber disse em voz alta:

- Como pode belas rosas,flores,cravos nascerem no meio desse caos de ervas daninhas.

Será que ninguém ver isso?

Será que não tem uma pessoa que possa limpar esse local ou mudar essas lindas plantas para um outro lugar?

Olhei ao redor e não vi ninguém.Então tentei adentrar naquele terreno que aparentemente parecia inabitável para espécies tão frágeis.Com muita dificuldade consegui afastar troncos de árvores caídos, galhos secos,folhas e, também ganhei alguns ferimentos por causa dos espinhos.

Mas já me encontrava diante das singulares espécies quando repentinamente ouvi uma voz:

- O que você está fazendo?

Olhei para os lados,nada e nem ninguém vi.

Olhei para cima e só consegui ofuscar meus olhos na resplandecente luz do sol.Ainda com os olhos cegos por causa da claridade olhei novamente para aquelas exuberantes espécies e, na outra extremidade de frente para mim estava um homem sério,porém transmitia simpatia.

E antes que eu falasse ele novamente perguntou:

-O que você está fazendo?

-Estou querendo entender por que tão belas plantas estam no meio dessas sem cor, sem vida. - Respondi calmamente.

-Então você só quer entender? Não quer roubá-las? - Indagou o homem olhando fixamente em mim.

-Sinceramente - Comecei- Quero entender. -Olhei novamente as rosas , e completei .

-Mas pensei levar uma muda para minha casa.Elas são tão lindas!

O estranho se aproximou;impressionante como cruzou aquele lugar e,sem machucar nem uma espécie.

-Bem jovem-disse ele já ao meu lado- Vou explicar!- Falou me afastando um pouco.

-Veja -Começou apontando aquele cenário - Se olharmos ligeiramente como fazem os homens, nada se vê de estranho ,apenas árvores,arbustos ,cipós,folhas.Certo?- retorquiu olhando para mim.

Eu somente concordei com um gesto de cabeça.

-Mas,se tentarmos olhar um pouco mais com cuidado,assim como você fez,notará a diferença.

-Pegou minha mão e perguntou:

- O que você vê?

-Eu vejo belas plantas no meio de ervas daninhas.-Respondi a queima-roupa.

Ele sorriu e disse:

-Verdade?!

-Olhe bem-Pediu- Agora imagine o lugar que você mora,tem flores e ervas daninhas,certo?

Fiz um aceno afirmativo com a cabeça.-Muito bem,agora imagine o mundo.

Ele tem-Continuou- Rosas,flores,arbustos,ervas danhinas,etc.E como posso tirar as belas rosas do meio dos parasitas,morfo...Não há como separar.É preciso paciência e zelo.

O tempo fará com que as espécies boas cresçam e cobram todo esse lugar de beleza.

-É como se fosse uma luta do bem e do mal?- Perguntei.

-Provavelmente.Respondeu-me sorrindo.-Você quer saber o nome de cada uma dessas rosas?

Sorri,e acho que foi um sorriso infantil.Pois ele pegou em minha mão e ao chegar próxima de cada espécie dizia-me:

- Veja essa ,é linda como o céu, é a Verdade;essa amarela como o ouro é a Retidão,essa vermelha é o Amor.

-Essa é a esperança-Apontei para uma de cor esverdeada.

-Muito bem!Vejo que entende.Aquela?-Inqueriu mostrando uma branca como a neve.

-A Paz.- Arrisquei marotamente.Ele só confirmou sorrindo

-E essa lilás?-Perguntei tocando-a.

-Essa é a Não-Violência.A laranja é a Amizade.A cor de rosa é a Perserverança.

Parei.Olhei aquele lugar exótico.E por alguns minutos nada disse.E meu acompanhante respeitou o meu silêncio.Após,esse momento de absorção da mensagem que o lugar transmitia,falei:

- Então aqui é um reflexo de como os Valores Humanos se trabalhados e praticados por todos consiguirão transformar o mundo em lugar harmonioso para todos os seres vivos.

- Vejo que captou a mensagem desse lugar.Os arbustos são os sentimentos ruins: raiva,revolta,ganância,egoísmo,invenja...

As folhas caídas são resultados das longas guerras tanto as externas e internas travadas por todo Ser Humano.

E essas maravilhosas espécies que lhe encantou, são os valores.Sentimentos que a humanidade não desenvolve,não dá valor.Mas,todo coração humano tem uma muda dentro de si.

Tocou em minha mão afastando-me dali.E caminhamos rumo a uma varanda de trepadeiras floridas.Sentamos nos bancos feitos de tronco de árvores.E antes que eu falasse,ouvi ele dizer:

-Jovem, não é preciso você levar nenhuma muda dessas plantas para sua casa.Você já as têm,assim como todos.Basta, cultivá-las!Mas,é preciso ajudar aos outros a cuidar desses valores.E a maneira mais efetiva dessas rosas se multiplicar na vida de cada um é ajudar ao próximo a entender e cultivar em suas vidas.

- Então- Comecei calmamente- É preciso uma dedicação,um cuidado de cada um de nós ao jardim do próximo para que meus valores floresçam.E não somente cuidar do meu,pois isso seria egoísmo,individualismo.

-Certo!Vejo que a lição foi bem aprendida.- Retorquiu sorrindo.E continuou:

-É necessário que ensine ao próximo como desenvolver essses valores.E à medida que que cada um ensina eles se multiplicam.E assim florescerão no mundo.Então a beleza da alma cobrirá o mundo com cores e luzes.Tornando o mundo num lugar hábitavel e inócuo a todos os seres vivos.Um verdadeiro Paraíso!

Texto publicado na Antologia Cronistas,Contistas e Poetas Contemporâneos,série Esmeralda, scortecci editora 2010.