O Soberbo

Era um diamante legítimo, trazido de contrabando direto da África do Sul. O atravessador não queria vendê-lo, pois achou que conseguiria muito mais do que lhe oferecera aquele homem com uma grossa corrente de ouro no pescoço.

- Você sabe com quem está negociando? - perguntou-lhe o figurão dourado.

Ele não sabia. Mas, de olho nos euros em suas mãos, resolveu vender a pedra ali mesmo.

O homem mandou fazer um anel fulgurante numa joalheria de renome. Tão hipnotizado estava pela pedra que lhe valorizava ainda mais as mãos importantes, que não viu o semáforo fechar e, pam, amassou com seu parachoques importado a traseira da Kombi.

Desceu um homenzinho franzino, dizendo impropérios e lamentando a própria sorte. Reparou na manopla reluzente do outro, o cordão exagerado, a postura altiva - mas mesmo assim, nervoso, iniciou um bate-boca.

- Você sabe com quem está falando? - perguntou-lhe, dedo em riste, o dono do anel.

Não, não sabia, mas acalmou-se por achar que toda aquela pose poderia pagar-lhe o conserto. E para isso pediu-lhe um cartão. Que a empresa à qual pertencia a Kombi iria entrar em contato com ele. Que tivesse um bom dia.

O grande homem não se abalou com o ocorrido. No semáforo seguinte, mão para fora, sentiu que lhe tentavam puxar o anel. Era um rapaz maltrapilho, com uma cicatriz no rosto magro e uma touca de lã em pleno verão.

O homem fez cara de poucos amigos e gritou:

- Você sabe com quem está mexendo?

Obviamente não sabia, pois deu-lhe três tiros.

Sete dias depois, sete palmos abaixo, os vermes começaram seu lento e silencioso trabalho, repentinamente interrompido por uma voz gutural, que gritou:

- Vocês sabem quem estão decompondo?

Os vermes pararam, entreolharam-se, e teriam dado de ombros se ombros tivessem. Indiferentes, retomaram sua lenta toada.

____________________________________________________

Este texto faz parte do Exercício Criativo “Pecados Capitais”

Saiba mais e conheça os outros textos, acessando:

http://www.encantodasletras.50webs.com/pecados_capitais.htm