Equilíbrio

-Um vidro pequeno com uma forte essência, um vidro grande com uma fraca essência. O que vale mais? O que dura mais? Qual relação entre os dois?

-Muitas, mas não sou eu quem decifrará, e sim tu. Chega de comparações, chega de competição, chega de tentar achar o melhor ou pior.

-Está dizendo para parar de enxergar a vida?

-Como assim?

-A vida nos impõe um modelo de competição antes mesmo de nascermos, como não queres que eu não compare as coisas em minha volta, que não pergunte qual é o melhor?

-Meu jovem, nem sempre temos que olhar assim. Porque não procura ajudar cada vidro a valer o Máximo de si?

-Como farei isso?

-Leve os dois para casa e tu saberás o que fazer.

-Não saberei não.

-Como não. Tu responderás as tuas perguntas.

- Bom tentarei.

O jovem Levou os dois vidros para casa, ficou até madrugada tentando encontrar respostas para suas perguntas. Por mais simples que parecesse. Então resolveu que no dia seguinte iria à loja de novo.

Quando chegou a loja estava cheia, esperou o movimento passar lendo a esmo uma revista sobre meditação. Que por sinal não estava naquele local no dia anterior.

-Podes vir aqui meu amigo, achaste as respostas?

-Não, fiquei acordado toda noite e não encontrei a solução.

-Tu não quis encontrar elas.

-Claro que quis o que estás querendo falar com isso?

- Acho que infelizmente terei que responder para ti. No momento em que disseste para as comparações e competições acabassem tu não falou querendo achar um sentido para isso, mas sim para retrucar a sua pergunta, a qual ficou sem resposta por ti.

- Não entendi senhor.

-Tu pararás de comparar e competir no momento que tu encontrares o equilíbrio. Olhe essa revista que esta ao teu lado. Não a botei ai por nada, mas sim para tu leres. Encontre o meio termo para as coisas, em suas atitudes, gestos e em todos os momentos. Assim conseguirás responder as perguntas que fizeste, agindo.

- Não sei se entendi muito bem, a ligação disso com os perfumes.

- Ah claro, iguale eles, ponha a quantidade do vidro pequeno no vidro grande, e a quantidade do vidro grande no vidro pequeno.

Ao fazer isso o jovem viu que era tudo uma ilusão. A essência forte passou a ter o mesmo cheiro da essência fraca. Mas como se a diferença está no perfume.

Sabendo dos questionamentos que o jovem a sua frente estava fazendo o senhor disse:

-Menino a diferença não era o perfume, mas a concentração deles. Quis lhe mostrar para não concentrar todos os teus esforços em apenas uma coisa, porque se fizeres isso um lado ficará fraco. E o segredo está no meio termo, o equilíbrio.

Carlos Chaves
Enviado por Carlos Chaves em 25/05/2009
Reeditado em 25/05/2009
Código do texto: T1614641
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.