Resgate - com Bernard Gontier

Profundo é o poço do passado. Tento atingí-lo para resgatar a memória. Compreender porque sou como sou, porque assim tudo é.   Mas as águas do poço profundo são turvas. Só o que percebo são sombras que assombram. A luz se esbarra na cortina de águas turvas que não me deixa lembrar ou esquecer. Fico sentada na beira do poço sem condições de caminhar, parada sem saber qual o tempo de viver, o de esperar, o de lembrar e o de sonhar. O presente se constrói passo a passo, mas à medida que os passos se adiantam os sonhos mudam. Onde começaram a mudar?Preciso saber para encontrar o caminho do norte. Preciso encontrar as pistas que me trouxeram até aqui para preparar a escalada em busca do sol. Sem forças, estou presa ao passado que fez de mim o que sou. Um passado mais fundo que o poço sem fundo em que quase me afogo. Tão fundo que a luz da esperança não consegue atingir. Não posso ignorá-lo - seria ignorar a mim mesma. Nem posso mirá-lo como se mira em um espelho: não me veria apesar de estar lá. Tão longe que os olhos não alcançam para compreender. Venho de muitas eras, de raças extintas, de nomes perdidos, de feitos desfeitos. Venho e sei que vim, mas não sei por que. E isso tolhe os meus passos que se amarram em grilhões sem forças para continuar. O presente se constrói passo a passo. Sim eu disse isso. Vivi isso. Houve tempo em que pensei que havia nascido assim. Com um desatino tal, que iria me arrepender até o fim dos dias, cada vez que olhasse para o poço.  Bem, agora estou defronte dele. Dizem que uma das maneiras de se livrar do passado é voltar para lá, nem que seja por instantes. Quando eu tinha 9 anos a diretora do colégio chamou minha mãe e disse: “aqui está o diploma da menina. Leve-a daqui, não volte mais”. É o diploma que tenho, o do primário.  Quando meu pai partiu minha mãe revelou sua fraqueza – a de não conseguir conviver consigo mesma. Com 11 ganhei um padrasto que gostava de me banhar. O último banho que me deu serviu para arranjar-lhe uma faca nas costas. Minha mãe não me perdoou. Fugi. Com 15 eu ganhava a vida nas esquinas. Antes dos 18 fui vendida para um estrangeiro. Eu era uma bela mulher, delgada, quente, aprendia depressa, mais depressa do que eu supunha. Um dia ele disse: não quero uma tola, para gerar filhos tolos. Fugi outra vez. Gostava mais de álcool que de rapazes sujos com roupas apertadas. Gostava mais de cocaína que de sexo. O último rapaz, careca, barrigudo e exalando perfume barato, me levou para a metrópole. Disse que ganharíamos muito dinheiro, se eu dirigisse o carro.  Burro, conhecia minhas fraquezas e minhas habilidades. Não soube explorá-las.  Outros ficaram com todo dinheiro do roubo e ainda executaram-no na minha frente. Disseram que eu era a mentora do crime. Passei os últimos 15 anos na cadeia onde aprendi a ler e escrever corretamente. Ontem recebi esse tema para redigir. Escreveria qualquer coisa para sair daqui. Para mim, o poço do passado é esse espelho, que mostra meu rosto deformado, meu ar cansado das águas turvas que resumem minha vida e das quais não posso livrar-me. Mas quando eu escrevo, melhora. Sinto-me outra pessoa.

Ver imagem em tamanho grandeVer imagem em tamanho grande
Ver imagem em tamanho grande
Ver imagem em tamanho grandeVer imagem em tamanho grandeVer imagem em tamanho grande
Ver imagem em tamanho grande
 Ver imagem em tamanho grande
 
 (texto escrito por Maria Olímpia Alves de Melo e Bernard Gontier Neto)