As Ninfas do Inverno (Campanha do agasalho)

Paulo estava sentado a uma mesa no lado de fora de um restaurante entretido com um livro de mitologia grega enquanto o café que pedira esfriava quase intocado sobre a mesa, sua concentração é quebrada por passos apressados. Paulo ergue seus olhos reconhecendo seu amigo esbaforido Roberto.

Roberto: Desculpe o atraso.

Paulo: Tudo bem, por favor sente-se.

Seu amigo obedece sentando-se a frente de Paulo, reparando que este resistia a deixar o livro de lado.

Roberto: Mitologia Grega? Não sabia que você gostava de mitologia.

Paulo: Nem eu sabia, encontrei este livro em casa. É fascinante. Estou lendo sobre as ninfas lindas mulheres fonte de inspiração.

Enquanto ouvia seu amigo Roberto ergue um copo de café, Paulo o acompanha.

Roberto: À lindas mulheres.

Paulo: À lindas mulheres.

Enquanto bebia Roberto surpreende-se com a ninfa amaldiçoada Eco morena de rosto infantil, expressão infantil vestida como uma boneca gótica do século XIX. Eco estava de pé do outro lado da rua fitando os dois amigos de maneira inocente porém malicioso, ela sorri afastando-se. Os dois amigos decidem segui-la correndo por uma longa rua envolta pela neblina típica das manhas de inverno.

"Skin head/Dead head/Everybody/Gone bad/Situation/Aggravation/Everybody/Allegation/In the suite/On the news/Everybody/Dog food/Bang bang/Shock dead/Everybody's/Gone mad"

(Sem cabeça/Todo mundo/Ficou louco/Situação/Frustração/Todo mundo/Alegação/No quarto/Nas notícias/Todo mundo/Comida de cachorro/Bang back/Morte chocante/Todo mundo/Ficou louco)

Ao fim da rua Paulo e Roberto deparam-se com moradores de rua deitados no chão encostados uns nos outros tentando-se aquecer.

"All I wanna say is that/They don't really care about us/All I wanna say is that/They don't really care about us"

(Tudo que quero falar/É que eles não ligam pra nós/Tudo que quero falar/É que eles não ligam pra nós).

Eco estava entre os moradores de rua, de pé com expressão neutra Roberto dá um passo em sua direção enquanto a ninfa caminha de costas, Roberto a segue com Paulo um pouco mais atrás onde outros moradores tentavam cobrir-se com um cobertor rasgado.

"Beat me/Hate me/You can never/Break me/Will me/Thrill me/You can never/Kill me/Judge me/Sue me/Everybody/Do me/Kick me

Kike me/Don't you/Black or white me"

(Bata em mim/Odeie-me/Você nunca vai/Me quebrar/Procure-me/Emocione-me/Você nunca vai/Me matar/Julgue-me/

Processe-me/Todo mundo/Acabe comigo/Chute-me/Estraçalhe-me/Não diga que sou/Preto ou branco)

Outras três ninfas aproximam-se dos dois amigos: Tétis a ninfa loira dos mares trajava um sobre-tudo preto, Dríade a ninfa morena da terra vestia uma jaqueta de couro, Crenéia e Pegéia ninfas das fontes a primeira loira, a segunda morena vestiam blusas de lã rosa e vermelha, nesta ordem, Eco - agora com uma capa preta e chapéu pontudo de bruxa junta-se a elas, as ninfas fazem um circulo abrindo seus braços e espalmando suas mãos a fim de mostrar os desabrigados com frio.

"All I wanna say is that/They don't really care about us/All I wanna say is that/They don't really care about us"

(Tudo que quero falar/É que eles não ligam pra nós/Tudo que quero falar/É que eles não ligam pra nós)

"Tell me what has become of my life/I have a wife and two children who love me/I am the victim of police brutality, no/

I'm tired of bein' the victim of hate/Your rapin' me of my pride/Oh for God's sake/I look to heaven to fulfill its prophecy/

Set me free"

(Diga-me o que aconteceu com minha vida/Tenho uma mulher e dois filhos que me amam/Eu sou vítima da violência da polícia/

Estou cansado de ser vítima do ódio/Você roubando o meu orgulho/Oh, pelo amor de Deus/Olho para os céus para cumprir a profecia/Liberte-me)

As cinco ninfas dançam na praça acompanhadas pelos moradores de rua a frente dos dois amigos. Guiadas por Eco as ninfas e os desabrigados seguem por uma rua Paulo e Roberto seguem as ninfas até um restaurante com chão de espelho, elas são seguidas pelos desabrigados que sentam-se as mesas, para o espanto de todos que estavam no recinto, as ninfas seguem dançando por sobre o chão espelhado que reflete suas calcinhas ocultas pelas roupas de frio, os dois amigos abrem a porta do restaurante espiando as ninfas.

"Skinhead/Deadhead/Everybody/Gone bad/Trepidation/Speculation/Everybody/Allegation/In the suite/On the news/Everybody/Dog food/

Black man/Black mail/Throw the brother/In jail"

(Sem cabeça/Todo mundo/Ficou malvado/Trepidação/Especulação/Todo mundo/Alegação/No quarto/Nas notícias/Todo mundo/Comida de cachorro/Homem negro/Chantagem/Jogue o cara/Na cadeia)

Tétis retira seu sobre-tudo revelando um espartilho preto com calcinha, ela gira sobre os calcanhares colocando um agasalho sobre um dos moradores, é a vez de Dríade retirar sua jaqueta de couro revelando um baby doll e calcinha preta com passos de dança ela coloca a jaqueta sobre outro morador. Crenéia e Pegéia retiram suas blusas de lã revelando roupas íntimas estampadas com corações vermelhos e cor de rosa. As blusas são jogadas para dois desabrigados. Eco vai até os dois amigos retirando sua capa negra ficando apenas lingerie preta e chapéu pontudo.

"All I wanna say is that/They don't really care about us/All I wanna say is that/They don't really care about us"

(Tudo que quero falar/É que eles não ligam pra nós/Tudo que quero falar/É que eles não ligam pra nós)

Tell me what has become of my rights/Am I invisible 'cause you ignore me/Your proclamation promised me free liberty, no/I'm tired of bein' the victim of shame/They're throwin' me in a class with a bad name/I can't believe this is the land from which I came/You know I really do hate to say it/The government don't wanna see/But if Roosevelt was livin'/He wouldn't let this be, no, no"

(Diga-me o que aconteceu com meus direitos/Eu sou invisível? Porque você me ignora/Sua proclamação me prometeu liberdade/Estou cansado de ser vítima da vergonha/Eles estão acabando com minha reputação/Não acredito que essa é a terra de onde vim/Você sabe que eu na verdade odeio falar isso/O governo não quer enxergar/Mas se Roosevelt estivesse vivo/Ele não deixaria isso acontecer, não)

Eco retira o chapéu ocultando sua face com ele enquanto recua de costas as demais ninfas que dançavam, os desabrigados comiam sopa para esquentar seu corpo, Paulo e Roberto entram no restaurante ficando frente a frente com as ninfas que dançavam com os graçons.

"Litigation/Beat me/Bash me/You can never/Trash me/Hit me/Kick me/You can never/Get me"

(Litígio/Bata em mim/Xingue-me/Você nunca vai/Me sujar/Ataque-me/Chute-me/Você nunca vai/Me pegar)

Os garçons faziam malabarismo com suas bandejas atrás das ninfas que aqueciam os desabrigados, Paulo e Roberto aproximam-se de um deles com a curiosidade de quem aproxima-se do desconhecido.

"All I wanna say is that/They don't really care about us/All I wanna say is that/They don't really care about us"

(Tudo que quero falar/É que eles não ligam pra nós/Tudo que quero falar/"É que eles não ligam pra nós)

"Some things in life they just don't wanna see/But if Martin Luther was livin'/He wouldn't let this be, no, no, no, yeah, yeah, yeah, yeah"

(Algumas coisas eles não querem enxergar na vida/Mas se o Martinho Lutero estivesse vivo/Ele não deixaria isso acontecer, não)

Os moradores de rua desaparecem gradativamente, Paulo e Roberto assustam-se recuando alguns passos, os garçons voltaram as suas atividades corriqueiras as cinco ninfas estavam de pé olhando para os dois amigos, elas sorriam cordialmente como se os convidassem.

"All I wanna say is that/They don't really care about us/All I wanna say is that/They don't really care about us/All I wanna say is that/They don't really care about us/All I wanna say is that/They don't really care about/All I wanna say is that/They don't really care about/All I wanna say is that/They don't really care about us"

Paulo e Roberto estavam de volta a mesa do restaurante bebendo café, Paulo fecha o livro sobre mitologia grega enquanto Roberto termina de beber seu café.

Roberto: Podemos ir?

Paulo: claro.

Os dois amigos levantam-se para ir embora, sem perceber eles passam a frente de um recipiente de coleta da campanha do agasalho.