Um jeito de viver!

Um jeito de viver!

Jacira nasceu no avião ...Dona Ida havia mentido quanto a gestação porque saiu as pressas para socorrer sua mãe Janete,que residia no Nordeste; ofereceu um tercinho de Nossa Senhora da Rosa Mística à tripulação e embarcou orando, para que ninguém descobrisse que seu bebê estava para nascer!...

Tudo parecia bem, mas a forte turbulência entre Salvador e Maceió, fez com que os nervos maternais de Ida –moça transcendesse seu sossego interno e num passe de “natureza” a bolsa anunciou o futuro próximo da tripulação!

Alarde geral; um grito único fez com que a comissária de bordo “voasse” entre um sacolejo e outro com um comprimido fitoterápico nas mãos;contudo, não se tratava de medos ou fobias, mas de um aguaceiro íntimo daquela senhora grávida e o desespero da comissária...”Meus Deus”! Outro grito se fez ouvir;as campainhas começaram a tocar...

“Afivelem bem os cintos”- Anunciava a comissária Eletéia Maria ,leiga da situação...

-“Mas onde estaria a comissária Claudia, que não ouvira os gritos?...

Preciso chamar alguém! Comissária Joasir, por favor vá atrás de Claudia”

Meio à confusão com as novidades trazidas, o co-piloto Leite assumiu sozinho a aeronave, enquanto Comandante Prof General Doutor Marcelo José Wertheimer ; felizmente presente, para um vôo de despedida; tornou-se o facilitador da natureza, e em alguns minutos recebia a bebê Jacira em seus braços, e em terras provavelmente alagoanas; ou seriam terras divinais e “ do ar”?!...

...Dra Jacira sempre voava apreensiva e uma fobia súbita a abraçava entre uma turbulência e outra; mas desde seus 30 anos voava cada vez menos ;temerosa e previdente, referindo viagens curtas e realizadas de automóvel...

No último feriado Jacira recebeu sua primeira grande promoção na empresa de seu tio Ricardo; onde trabalha com assessoria de marketing e desenvolvimento humano, oferecendo treinamento as todas equipes da América Latina...

A notícia espalhou-se pelos quatro cantos do mundo; o superintendente do Setor Nordestino a quis numa celebração ao Monumento Industrial em Prol da Liga Industrial Brasileira em Pernambuco...

A fobia floresceu! Um avião especial a levaria para este evento luxuoso; nele haveria um baile comemorativo às novas funções empresariais e Dra. Jacira seria a homenageada do ano!

“Meu Deus, que agonia!” Voar e renasce, saída das fobias e livre para assumir novos vôos!

Havia pouco tempo para que a terapia de grupo resolvesse o caso e a estrela do evento decidiu fazer um atendimento em PNL... Saiu do socorro com “receios”, mas a fobia diminuíra em 80%!

Diante do avião, Jacira ofereceu um terço de Nossa Senhora da Rosa Mística à tripulação; embarcou rezando e passou o tempo todo observando a fisionomia das belíssimas e esguias comissárias Priscila Iwanaga, Priscila Thiele, Camila Vaz, Karina Correa e Karen Terozi ...Todas elas sorriam, ofereciam balinhas, água e pareciam bastante solicitas; diziam em uníssono:-“Um jeito T—de voar!”

As horas pareciam milênios ,mas “ Elton no mp4” parecia fazer milagres; porém, no que parecia ser a metade do tempo, a sinalização começou a pedir que apertassem os cintos...Alguns minutos se passaram e quando tudo parecia sossegar...“Um novo” aviso anunciava mais desconforto...

A bela e morena chefe Aleteia começou a discursar o “inesperado”; as pequenas telas desceram em todos os bancos e “a expressão maternal” de Aleteia continuava a mensagem: ...”Há alguns anos, minha mãe Eliteia Maria era comissária de bordo quando ,neste mesmo local onde acabamos de passar, acontecia um verdadeiro show da vida!”...

Neste instante fotos de jogos de poltronas coloridas apareciam e uma tripulação sorridente carregava um bebê recém-nascido nos braços; a mãe da criança era velha conhecida de Jacira;que ficou boquiaberta com o que assistia!

Os auto-falantes continuavam ...”Hoje , com muito prazer, o filho de nosso querido Professor Doutor Marcelo José Wertheimer é o nosso comandante ; seu nome é Marcelo Wertheimer Filho e nosso co-piloto é seu irmão Carlos Gustavo Wertheimer ;o nascimento da Dra. Jacira Elmerth foi o maior acontecimento da história Da aviação brasileira e da vida de nossos antecessores; é com muito prazer que a cumprimentamos na tarde de hoje e agradecemos o tercinho ; cultura fraterna que Dona Ida ensinou à doutora com o amor de sua maternidade.

Dra Jacira, parabéns e muito obrigada;soubemos que a senhora também desgosta das turbulências; seu tio, Dr Ricardo nos contou muitas histórias sobre a menina que nasceu no ar; renasça pois para o prazer de voar!

Acredite, também nos sentimos desconfortáveis com as “valetas” aqui de cima; mas fazemos alterações,sempre que possíveis, para que elas sejam mínimas , e nossos vôos sejam tão mágicos como sua apresentação ao mundo! Bom vôo para todos nós!!”...

Aplausos e pequenos flashes de retratos da família, bem como fotos de sua mãe Ida,comandante Wertheimer (pai), seus filhos Marcelo e Carlos Gustavo, todas as comissárias e a chefe Aleteia cantando parabéns fizeram parte do final da homenagem;ou seria o início de uma série delas!?...

“Atenção senhores passageiros, estamos nos preparando para descermos no Aeroporto Internacional dos Guararapes; a temperatura é amorosa para receber a Dra Jacira e todos nós em solo pernambucano ...Boa estada para todos”...Obrigada...

Jacira parecia flutuar; uma nova fase entrelaçava seus dias e parecia mesmo um jeito de nascer e renascer no ar!

AS PORTAS SE ABRIRAM E SEU CORAÇÃO TAMBÉM....PARA UM NOVO JEITO DE VIVER,ISTO SIM!!!

-----------------------------------------------------------

Este texto é uma homenagem à tripulação da Tam , dia 31 de agosto de 2009; sob a maestria dos corajosos:- comandante Marcelo Wertheimer e co-piloto Carlos Gustavo; eficiência, beleza, feminilidade,educação, elegância e talento das simpáticas:- Chefe Aleteia Batistela e sua equipe de comisárias:- Priscilas,Camila,Karina e Karen...A todos minhas congratulações,homenagens e desejo de excelentes e inesquecíveis destinos.Muito obrigada,Nilma.

Recife, dia 05/08/09.

Leia também homenagens,frases,textos,contos,humor da autora na home literária

http://www.recantodasletras.com.br/autores/nilma1962