DOS CONTOS DO VILAREJO - "Osmar Prefeito"

OSMAR PREFEITO!

Passado o período eleitoral, Osmar foi aclamado prefeito quase por unanimidade e imediatamente tomou posse, com todo vigor e energia,cheio de ideais e sobretudo, boas intenções para empenhar-se na recuperação dos valores morais e sociais da imagem ofuscada; critérios definidos e objetivos claros para recobrar a face original do povo de Vilarejo, por força da urgência que impunha o momento, assim pondo fim à intervenção implantada, por causa da condenação de “Domingos”.

A felicidade se fazia transparecer nos gestos e atitudes dos moradores. Quanto aos vereadores, houve-se por bem transformar a Câmara em Assembléia do povo- sistema de representatividade por um elemento de cada categoria dos diversos ramos existentes nas demais camadas da sociedade As mensagens do poder executivo serão examinadas por essa Assembléia em primeira instância e pelo Grupão em segunda instância. Este terá no seu formato a representação correspondente a três elementos de todas as atividades e não será tão jurídico quanto a Assembléia. O povo tem trânsito livre e qualquer um poderá inscrever-se e participar das discussões de qualquer projeto.

As Secretarias serão ocupadas por um triunvirato. Todo e qualquer gasto será submetido ao Grupão que poderá ou não aprova-lo. O Poder executivo antes de encaminhar o projeto, deverá explicar os objetivos primeiramente à associação de bairros a que se destinem os benefícios. Há ainda o Conselho do Povo, consrtituído por pessoas de muita vivência, com função específica de mediador.

Osmar, descontraído, já em seu posto, revira gavetas tentando livrar-se do lixo dos antigos administradores, lançando fora coisas inúteis como: cachimbos velhos, pedaços de fumo de rolo, réguas estragadas, papéis roídos pelos cupins e outros objetos destinados à lixeira- foi tudo o que sobrou do entulho da tirania dos “Domingos”.

Zecar
Enviado por Zecar em 22/05/2005
Reeditado em 05/08/2007
Código do texto: T18919