Um certo homem...

CERTO HOMEM... (verão de 2009)

Acordo cedo, com o nascer do dia, preguiçosamente ergue-me. E dou graças ao pai por uma noite passada bem. Peço proteção para o novo dia, de terço na mão parto para mais uma jornada, ando de cinco a dez minutos para chegar ao ponto de ônibus onde apanho o mesmo para ir trabalhar. Sento em um canteiro onde por trás de mim fica o 59º Batalhão do Exército, a minha frente, do outro lado da avenida vejo uma importadora, onde observo belos carros. Fico a sonhar com um deles.

Um grupo de pessoas esperam um micro ônibus para irem ao trabalho, de repente uma figura me chama atenção, um homem de pele negra,cabelos encaracolados,mancando,medindo mais ou menos um metro e oitenta de altura ,pesando aproximadamente uns 80 quilos aparentando uns 45 anos,caminha em direção a importadora,sobe alguns degraus e em um pequeno jardim,abre uma torneira e começa a despir-se,fica com um sumário short e começa seu banho matinal como se fosse a coisa mais natural do mundo.As pessoas ao redor,disfarçadamente começam a afastar-se e formam grupinhos,as vezes um ou outro dá uma olhadela na esperança acho eu de que ele tenha ido embora,então eu me pergunto:Por que será?Ele toma banho calmamente, sua pele negra em contraste com o verde da grama parece torná-lo irreal, o sol bate em seu dorso nu e o brilho que ele reflete é de um Deus grego. O contraste dele com tudo é incrível! “É como se voltasse o tempo lá na pré história, com uma diferença, o homem está na ‘‘civilização”.Veste uma meia calça atravessa uma rua do lado ,e vai mancando...Em frente a um restaurante que é ornamentado com toras de madeira na vertical,desaparece por trás do mesmo,para surgir alguns segundos depois, sai em busca de alimentos.Apesar de tudo ele é livre!Percebo que é um homem do mundo... De um mundo livre onde ele é o senhor da sua história que é escravo somente de si mesmo. Que não tem hora, não tem compromisso vive na esperança de uma vida melhor?Tem sonhos?

Na minha trajetória de vida, observo as pessoas e vejo a cada dia como precisamos de pouco pra sermos felizes, mais ninguém enxerga isso, precisamos,” amar o próxima como a nós mesmo”E se assim agíssemos a humanidade seria bem melhor,não haveria tanta miséria no mundo.E aquele homem não seria aquele homem.

“Alguns dias depois o vi sentado olhando o vazio, e queria muito saber o que pensava...”

“A vida de nenhum homem pode estar contida em um só relato,não há como dá a cada ano sua importância real...incluir cada evento e pessoa que ajudou a moldar uma vida,podemos ser fiel a história em espírito e tentar chegar ao coração do homem”(abertura do filme de GANDHI)